A Amazon, a DHL e a Scania iniciaram teste de operação de um caminhão pesado 100% elétrico em uma rota de longa distância. O veículo Scania 30G 4x2 percorre diariamente o trecho entre Cajamar e Taubaté, em São Paulo, considerado o principal corredor logístico da Amazon no país. O projeto piloto integra o lançamento da Aliança Laneshift e-Dutra, anunciado na COP30.
O caminhão é recarregado no Sort Center CGH7, centro de triagem da Amazon, antes de seguir para a base da transportadora parceira To Do Green. Ao longo de seis meses, o trajeto, a eficiência energética e o consumo serão monitorados por telemetria. Segundo Saori Yano, chefe de sustentabilidade das operações da Amazon no Brasil, o objetivo é comprovar a viabilidade da eletrificação em cargas pesadas. “Queremos demonstrar que ela é uma solução eficiente também em rotas longas”, afirma.
A DHL Supply Chain gerencia as cargas transportadas pelo veículo e considera os dados do piloto essenciais para avaliar a adoção futura de caminhões elétricos em distâncias maiores. Para João Meneghetti, diretor de Sustentabilidade da empresa na América Latina, colocar um cavalo mecânico elétrico na estrada representa um marco para a criação de corredores logísticos de baixas emissões.
O modelo utilizado é o primeiro cavalo mecânico 100% elétrico da Scania no Brasil. Com autonomia de 250 km, potência de 300 kW (410 hp) e capacidade técnica de 66 toneladas de PBTC, o caminhão foi projetado para atender transportadores comprometidos com metas de descarbonização. A Scania reforça que a eletrificação é o próximo passo de sua estratégia, complementando combustíveis de transição como biometano e biodiesel.
Como parte do piloto, o Scania 30G também circula na Rodovia Presidente Dutra, onde avança o projeto Laneshift E-Dutra, que prevê o primeiro corredor elétrico de cargas do Brasil. A iniciativa, apoiada por Volkswagen, Smart Freight Centre, Calstart e C40 Cities, inclui a instalação de hubs de recarga ao longo da BR-116 entre São Paulo e Rio de Janeiro, já com planos para pontos de 120 kW em áreas como Graal e PIT São José dos Campos.
Em setembro, a aliança realizou uma viagem experimental entre Resende e Sorocaba com um caminhão Volkswagen e-Delivery de 11 toneladas. O percurso de cerca de 800 km permitiu testar desempenho, autonomia e tempo de recarga, reforçando a viabilidade de rotas pesadas eletrificadas. As avaliações do novo piloto da Amazon, DHL e Scania agora devem aprofundar esses dados em escala maior.
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