A diretoria colegiada da Aneel autorizou no dia 28 de outubro a realização da Audiência Pública nº 7/2025, marcada para 6 de novembro, em formato virtual. O objetivo é debater com a sociedade a minuta da Agenda Regulatória 2026-2027, documento que define os temas prioritários a serem regulamentados pela agência no próximo biênio.

A elaboração da agenda ocorre em três etapas. A primeira, já concluída, envolveu uma tomada de subsídios realizada entre 21 de julho e 20 de agosto, quando a sociedade pôde sugerir temas. A segunda etapa será a audiência pública, e a terceira, a aprovação da versão final pela diretoria da Aneel.

Segundo a agência, o documento preliminar reúne 67 atividades regulatórias, sendo 40 com previsão de edição de normas, 20 classificadas como “Demais Atividades Regulatórias” e sete como “Avaliação de Resultado Regulatório (ARR)”, conforme o Decreto nº 10.411/2020.

Essas categorias diferenciam atividades com prazos definidos de outras que demandam maior amadurecimento técnico. As ARR, por sua vez, têm natureza avaliativa e são realizadas com periodicidade de quatro anos.

A Agenda Regulatória é uma prática institucional da Aneel desde 2012 e tornou-se obrigatória com a Lei nº 13.848/2019, que rege as agências reguladoras. Desde o ciclo anterior, a agência passou a publicar a Agenda Regulatória dentro de um Cronograma Referencial, que detalha todas as etapas de elaboração das atividades regulatórias.

Os documentos e informações sobre a audiência pública estão disponíveis no portal da Aneel, que também reúne as edições anteriores da Agenda Regulatória.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025