A EDP concluiu a instalação de 30 postes de energia solar na comunidade de Barra de São Miguel, em Guarulhos (SP). A iniciativa, realizada em parceria com a organização Litro de Luz e com o apoio da Gerando Falcões e do Instituto Sonhar Alto, contemplou a implementação de 21 novas unidades, complementando outras nove instaladas em junho.

Voltados à iluminação pública de áreas carentes, os postes utilizam energia solar para oferecer luz noturna sustentável, por meio de baterias, e de baixo custo. O projeto beneficia cerca de 250 famílias e contribui para aumentar a segurança e o bem-estar da população, ampliando as condições para o comércio local e o lazer noturno.

Os equipamentos são produzidos com materiais simples, como garrafas PET e tubos de PVC, além de painéis solares, baterias e lâmpadas de LED. A proposta alia soluções acessíveis e sustentáveis à valorização do protagonismo comunitário. Um grupo de moradores participou de uma formação ministrada pela Litro de Luz e, ao lado de colaboradores voluntários da EDP, conduziu a instalação dos postes.

A ação integra o programa Comunidade In, promovido pela EDP para estimular o desenvolvimento integrado e melhorar a qualidade de vida em comunidades localizadas em suas áreas de concessão. Outra iniciativa do programa em Barra de São Miguel é o projeto Brincando com Pipas, que busca conscientizar crianças e jovens sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica e incentivar práticas seguras por meio de atividades lúdicas e educativas.

A EDP desenvolve o programa em comunidades do Espírito Santo e de São Paulo, escolhidas a partir de diagnósticos locais que identificam demandas e oportunidades. As ações priorizam temas como educação, geração de renda, inclusão digital, moradia, cultura, lazer e acesso à energia de qualidade.



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026