A Ludfor ampliou sua atuação no setor elétrico com a aquisição de 30% de participação nas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Itararé, em Santa Catarina, e Forquilha II, no Rio Grande do Sul. O investimento total supera R$ 60 milhões e reforça a presença do grupo na geração renovável.

As duas usinas foram vencedoras do Leilão de Energia Nova A-5, que assegura contratos de longo prazo para o fornecimento de energia a consumidores residenciais e pequenos comércios. A PCH Itararé, localizada em São José do Cerrito (SC), terá potência de 9,4 MW, enquanto a Forquilha II, em Maximiliano de Almeida (RS), contará com 7,5 MW.

As usinas deverão entrar em operação em cinco anos e serão parte central da estratégia de longo prazo do grupo, que prevê R$ 509 milhões em investimentos até 2027 em geração hidrelétrica e solar.

De acordo com a Abrapch e a Aneel, o Brasil possui atualmente cerca de 425 PCHs em operação, totalizando 5,2 GW de capacidade instalada. Somadas às 681 CGHs, o segmento alcança 6,7 GW.

Além dos novos projetos, a Ludfor mantém operações nos segmentos de comercialização, geração distribuída e gestão de energia. A empresa atende mais de 5 mil clientes em todo o país e está presente em dez estados, com sede em Bento Gonçalves (RS).



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025