A Ludfor ampliou sua atuação no setor elétrico com a aquisição de 30% de participação nas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Itararé, em Santa Catarina, e Forquilha II, no Rio Grande do Sul. O investimento total supera R$ 60 milhões e reforça a presença do grupo na geração renovável.

As duas usinas foram vencedoras do Leilão de Energia Nova A-5, que assegura contratos de longo prazo para o fornecimento de energia a consumidores residenciais e pequenos comércios. A PCH Itararé, localizada em São José do Cerrito (SC), terá potência de 9,4 MW, enquanto a Forquilha II, em Maximiliano de Almeida (RS), contará com 7,5 MW.

As usinas deverão entrar em operação em cinco anos e serão parte central da estratégia de longo prazo do grupo, que prevê R$ 509 milhões em investimentos até 2027 em geração hidrelétrica e solar.

De acordo com a Abrapch e a Aneel, o Brasil possui atualmente cerca de 425 PCHs em operação, totalizando 5,2 GW de capacidade instalada. Somadas às 681 CGHs, o segmento alcança 6,7 GW.

Além dos novos projetos, a Ludfor mantém operações nos segmentos de comercialização, geração distribuída e gestão de energia. A empresa atende mais de 5 mil clientes em todo o país e está presente em dez estados, com sede em Bento Gonçalves (RS).



Mais Notícias EM



Cortes em usinas eólicas e solares somam 35 milhões de MWh

Estudo da ePowerBay aponta aumento de 15% nas restrições em setembro.

10/10/2025


Expansão renovável cresce 1.400 MW em setembro no Brasil

Em setembro, entraram em operação 27 novas usinas de fontes renováveis

10/10/2025


Inpe instala supercomputador para ampliar previsões climáticas

Sistema multiplica por seis a capacidade de processamento e reforça previsões de eventos extremos.

10/10/2025