A Usina Termelétrica Novo Tempo Barcarena, localizada em Barcarena (PA), iniciou em 19 de setembro a fase de testes de sua unidade geradora. O empreendimento integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e é considerado estratégico para o reforço da segurança energética do país.
O projeto utiliza configuração single-shaft, em que turbinas a gás natural e a vapor operam no mesmo eixo acoplado a um único gerador. A previsão é que a usina entre em operação comercial em dezembro de 2025, adicionando 630 MW de potência ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O abastecimento de combustível será garantido pelo Terminal de Regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL), inaugurado em março de 2024. Com capacidade de processamento de 15 milhões de m³ por dia e armazenamento de 160 mil m³, o terminal assegura condições de fornecimento para a usina.
A conexão elétrica da UTE será feita pela subestação Vila do Conde (230 kV), operada pela Eletronorte. A energia da usina foi comercializada no 30º Leilão de Energia Nova A-6, realizado em 2019, em contrato válido até dezembro de 2049. O licenciamento ambiental do projeto foi conduzido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas-PA).
Na área de transição energética, o Novo PAC contabiliza atualmente 534 empreendimentos no subeixo de geração, dos quais 322 já foram concluídos.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025