O engenheiro Estellito Rangel Jr. está lançando o livro Explosion Safety for Industries: Prevention and Protection, que aprofunda diretrizes para prevenção de explosões industriais, complementando a série NBR IEC 60079 e incorporando normas como NFPA 660, OSHA 29 CFR 1910.38 e o Code of Practice DSEAR. A obra aborda aspectos técnicos e legais para projeção, operação, manutenção e segurança de plantas de processo.

Rangel baseia-se em sua experiência na Petrobras e na participação em comitês técnicos internacionais — ele foi o primeiro especialista brasileiro no IEC TC-31 — para explicar a dinâmica das explosões e indicar métodos para evitá-las e mitigá-las nas instalações industriais.

O livro tem 376 páginas divididas em 12 capítulos, que abordam desde explosões por gases e vapores até pós combustíveis, classificação de áreas, seleção de equipamentos Ex, aterramento, riscos de eletricidade estática, proteção contra descargas atmosféricas, inspeção e práticas seguras de trabalho.

A norma NBR IEC 60079-0 estabelece requisitos gerais para construção, ensaios e marcação de equipamentos destinados a atmosferas explosivas, enquanto a NBR IEC 60079-1 trata da proteção por invólucro à prova de explosão para equipamentos em atmosferas de gás. Normas como NFPA 660, publicada em 16 de novembro de 2024, consolidam regras de segurança para pós combustíveis, reunindo critérios antes dispersos em diversos textos.

Além de normas, o livro enfatiza a adoção de procedimentos de segurança — planos de emergência (como exigido pela OSHA 29 CFR 1910.38) e práticas para controle de fontes de ignição, estática, aterramento e inspeção sistemática.

Recomendado para engenheiros de segurança, eletricistas, mecânicos, químicos e gestores industriais, o livro é apresentado como um guia técnico para projetos, operações e manutenção com foco em segurança contra explosões. Está em pré-venda em livrarias online.



Mais Notícias EM



EPE propõe baterias e reforço de rede no Acre

Estudo indica BESS grid-forming e nova transmissão em 230 kV.

26/01/2026


AXIA usa sistema para monitorar vegetação na transmissão

Metodologia combina IA e LiDAR em 74,7 mil km de linhas.

26/01/2026