A Petrobras, a WEG e a Statkraft concluíram a instalação do maior aerogerador onshore em operação no Brasil. O projeto, que recebeu investimento de R$ 130 milhões com recursos da ANP, BNDES e Governo Federal, foi desenvolvido pela WEG e adquirido pela Statkraft para o repowering do Parque Eólico de Seabra, no Complexo de Brotas de Macaúbas, na Bahia.
O equipamento, de 7 MW de potência, tem capacidade de gerar aproximadamente 2.500 MWh por mês, volume equivalente ao consumo anual de 15 mil residências brasileiras. A turbina tem 220 metros de altura até a ponta da pá e peso de 1.830 toneladas.
Segundo a Petrobras, a iniciativa faz parte de sua estratégia de diversificação em negócios de baixo carbono. Para a WEG, o projeto representa a possibilidade de desenvolvimento de tecnologia nacional aplicada ao setor de energia eólica. Já a Statkraft destacou que a parceria estabelece um novo patamar para o setor elétrico no Brasil.
Uma das vantagens do novo aerogerador é a redução do custo médio da eletricidade. A maior potência instalada permite gerar mais energia por unidade de área, diminuindo a necessidade de múltiplas torres, otimizando o uso do terreno e reduzindo custos de instalação e manutenção.
O acordo entre Petrobras e WEG foi firmado em 2023 e incluiu o desenvolvimento de componentes adaptados às condições eólicas brasileiras, além da construção e testes de um protótipo. A Statkraft, como cliente da WEG, adquiriu o equipamento que passou por fase de comissionamento em julho de 2025.
A WEG avalia a possibilidade de produção em série do aerogerador, conforme a demanda do mercado. A expectativa é que a tecnologia contribua para futuros projetos de geração eólica em território nacional.
Mais Notícias EM
Estudo da ePowerBay aponta aumento de 15% nas restrições em setembro.
10/10/2025
Em setembro, entraram em operação 27 novas usinas de fontes renováveis
10/10/2025
Sistema multiplica por seis a capacidade de processamento e reforça previsões de eventos extremos.
10/10/2025