Um consórcio liderado pelo Itaipu Parquetec deu início ao projeto Biogas-to-H2 Paraná (B2H2), que prevê a produção de hidrogênio de baixo carbono a partir de biogás obtido em estação de tratamento de esgoto. A proposta foi aprovada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para integrar o plano de investimentos do Brasil no âmbito dos Fundos de Investimento Climático – Descarbonização da Indústria (CIF-ID).

A estimativa é alcançar maturidade comercial e iniciar a geração de cerca de 100 toneladas de hidrogênio por ano. A aplicação inicial será voltada à produção de peróxido de hidrogênio, com possibilidade de expansão para outros usos industriais.

O projeto reúne Itaipu Parquetec, Copel, Sanepar, Compagas, Peróxidos do Brasil, CIBiogás, Gas Futuro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.

O B2H2 é o único projeto selecionado da região Sul e figura entre os cinco escolhidos em todo o país, após análise de 70 propostas apresentadas ao MME. As iniciativas aprovadas serão priorizadas pelo MME para compor o Plano de Investimentos do Brasil no CIF-ID, que pode acessar até US$ 250 milhões em recursos concessionais destinados a projetos de descarbonização da indústria.

A próxima etapa será a finalização do plano de investimentos, coordenado pelo Ministério da Fazenda e desenvolvido com participação do MME, do MDIC, do BID, do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025