Um consórcio liderado pelo Itaipu Parquetec deu início ao projeto Biogas-to-H2 Paraná (B2H2), que prevê a produção de hidrogênio de baixo carbono a partir de biogás obtido em estação de tratamento de esgoto. A proposta foi aprovada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para integrar o plano de investimentos do Brasil no âmbito dos Fundos de Investimento Climático – Descarbonização da Indústria (CIF-ID).
A estimativa é alcançar maturidade comercial e iniciar a geração de cerca de 100 toneladas de hidrogênio por ano. A aplicação inicial será voltada à produção de peróxido de hidrogênio, com possibilidade de expansão para outros usos industriais.
O projeto reúne Itaipu Parquetec, Copel, Sanepar, Compagas, Peróxidos do Brasil, CIBiogás, Gas Futuro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica.
O B2H2 é o único projeto selecionado da região Sul e figura entre os cinco escolhidos em todo o país, após análise de 70 propostas apresentadas ao MME. As iniciativas aprovadas serão priorizadas pelo MME para compor o Plano de Investimentos do Brasil no CIF-ID, que pode acessar até US$ 250 milhões em recursos concessionais destinados a projetos de descarbonização da indústria.
A próxima etapa será a finalização do plano de investimentos, coordenado pelo Ministério da Fazenda e desenvolvido com participação do MME, do MDIC, do BID, do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido).
Mais Notícias EM
Obra de R$ 3,3 bilhões encerra isolamento energético do estado e tem 724 km de extensão.
15/09/2025
Projeto de 319 MW no RN alcança selo Diamante do GCC.
15/09/2025
Projeto aplica inteligência artificial na otimização de turbomáquinas.
15/09/2025