O Parque Eólico Monte Verde, da EDP, foi certificado em 9 de setembro pelo Global Carbon Council (GCC) para emissão de créditos de carbono. O empreendimento é registrado como o segundo maior projeto no Brasil, a partir de geração de energia renovável, a obter esse registro no GCC, e o primeiro da EDP com a certificação.

Localizado nos municípios de Pedro Avelino e Lajes, no Rio Grande do Norte, o parque tem capacidade instalada de 319 MW. Sua geração média anual gira em torno de 1,8 milhão de MWh de energia renovável, com redução estimada de cerca de 533.243 toneladas de CO₂ por ano.

A certificação incluiu o selo Diamante — nível mais alto na escala do GCC — por demonstrar atendimento a sete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs): Fome Zero, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Água Limpa e Saneamento, Energia Acessível e Limpa, Emprego Digno e Crescimento Econômico e Ação Contra as Mudanças Climáticas.

Segundo dados disponíveis, o complexo Monte Verde I-VI faz parte de um conjunto mais amplo que inclui os parques Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI. O total dos 14 parques reúne 580 MW de capacidade instalada e gera cerca de 3 milhões de MWh por ano.

Durante a construção, os projetos Monte Verde I-VI, Boqueirão e Jerusalém resultaram na abertura de aproximadamente 3.300 empregos temporários e cerca de 80 ocupações fixas para operação, segundo comunicados da empresa.



Mais Notícias EM



Linhão conecta Roraima ao Sistema Interligado Nacional

Obra de R$ 3,3 bilhões encerra isolamento energético do estado e tem 724 km de extensão.

15/09/2025


Projeto no Paraná vai produzir hidrogênio a partir de biogás

Iniciativa prevê uso de resíduos de esgoto para gerar 100 t/ano de H₂ de baixo carbono.

15/09/2025


Voith e DLR usam IA para melhorar turbinas hidrelétricas

Projeto aplica inteligência artificial na otimização de turbomáquinas.

15/09/2025