A matriz elétrica brasileira registrou expansão de 310 MW em agosto, totalizando 4.472,5 MW de potência acrescida nos oito primeiros meses de 2025. Os dados são da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica.

No período, nove usinas entraram em operação comercial: cinco eólicas (216 MW), duas pequenas centrais hidrelétricas (52 MW), uma termelétrica (40 MW) e uma central geradora hidrelétrica (2 MW).

Entre janeiro e agosto, 71 usinas passaram a integrar a matriz. Foram 32 parques eólicos (1.114,9 MW), 18 usinas solares fotovoltaicas (783,6 MW), 10 termelétricas (2.419,4 MW), oito pequenas centrais hidrelétricas (147,9 MW) e três centrais geradoras hidrelétricas (6,7 MW).

Treze estados das cinco regiões receberam novas usinas em 2025. O Rio de Janeiro lidera em potência adicionada, com 1.672,6 MW, seguido por Bahia (903,7 MW) e Minas Gerais (553,3 MW). Em agosto, a Bahia teve o maior incremento, com 216 MW em projetos eólicos, enquanto Goiás somou 40 MW com a entrada em operação da termelétrica a biomassa Asolo 2.

Em 1º de agosto, o Brasil contabilizava 212.965,5 MW de potência fiscalizada, segundo o Sistema de Informações de Geração da Aneel (Siga). O sistema é atualizado diariamente com informações de usinas em operação e empreendimentos em construção. Do total instalado, 84,48% da potência é proveniente de fontes renováveis.



Mais Notícias EM



Aneel abre consulta pública para sandbox do projeto Energias da Floresta

Iniciativa tem o objetivo de testar modelos inovadores de atendimento elétrico em regiões remotas da Amazônia Legal.

15/03/2026


São Paulo inaugura maior planta de biometano do país

Capacidade nominal é de 225 mil m³ por dia, volume equivalente ao consumo de mais de mil ônibus urbanos

13/03/2026


Copel utiliza drone para inspeção de condutos em hidrelétrica

Solução elimina atividade de alto risco para trabalhadores e melhora a qualidade das informações coletadas.

13/03/2026