O MME - Ministério de Minas e Energia lançou, em 22 de agosto, duas consultas públicas para o Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP) 2026. As portarias nº 859/2025 e nº 860/2025 foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União.

As consultas têm como objetivo definir as diretrizes do certame, considerado estratégico para garantir a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico brasileiro. Segundo o ministro Alexandre Silveira, o processo permitirá discussão técnica e jurídica com a sociedade e contribuirá para preservar o fornecimento de energia em um momento de transição com maior presença de renováveis.

Uma das consultas é voltada a usinas a gás natural, carvão mineral e hidrelétricas, cobrindo o suprimento de 2026 a 2030. A outra abrange usinas a óleo, restrita a empreendimentos já existentes no Sistema Interligado Nacional, com foco em assegurar potência firme e flexibilidade no curto prazo sem construção de novas unidades.

Os critérios de flexibilidade foram aprimorados para maior aderência à operação do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. O prazo dos contratos proposto é de três anos, o que, segundo o MME, dará previsibilidade ao setor e estabilidade para investidores.

As contribuições poderão ser enviadas em até 20 dias pelos portais de Consulta Pública do MME e do Participa + Brasil. A pasta informou que o TCU - Tribunal de Contas da União acompanhará todo o processo para reduzir riscos e reforçar a segurança jurídica.

Ainda neste ano, está prevista uma nova consulta pública voltada ao leilão de baterias, medida que reforça o papel das tecnologias de armazenamento na estabilização do sistema elétrico.

As consultas públicas de 2025 substituem o certame que havia sido adiado por questionamentos jurídicos. O MME espera que os ajustes assegurem maior robustez técnica e confiança ao processo de contratação de potência firme.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025