O governo do Rio Grande do Norte e o Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) lançaram a Plataforma de Energias do RN, uma ferramenta gratuita que amplia a oferta de dados públicos sobre o setor energético do estado.

A plataforma disponibiliza informações atualizadas sobre usinas eólicas e solares, dados de velocidade e direção dos ventos, estatísticas de geração e infraestrutura, além de aspectos ambientais. Também permite visualizar a distribuição territorial dos empreendimentos, incluindo projetos eólicos offshore em licenciamento e plantas-piloto de hidrogênio em desenvolvimento.

Ainda em 2025, serão incorporados números sobre potencial de produção e custos do hidrogênio verde, apontado como insumo para indústrias, combustível e meio de armazenamento de energia voltado à exportação.

O acesso é feito por meio de um mapa interativo, que reúne medições em campo e estudos técnicos do ISI-ER, como o Atlas Eólico e Solar do RN e a análise de estratégias locacionais para infraestrutura de transmissão no suporte à energia eólica offshore.

A ferramenta foi desenvolvida pelo ISI-ER em convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado (Sedec-RN). A alimentação dos dados será contínua, com atualização de séries e inclusão de novos indicadores.

O lançamento ocorreu em Natal e marcou a apresentação do primeiro volume dos Cadernos Temáticos do Setor Energético Potiguar, elaborados pela Sedec em parceria com a Funcitern.

Criado para subsidiar investimentos, pesquisas e planejamentos, o sistema se soma às iniciativas do estado para organizar dados primários de energia e ampliar a base de informações acessíveis a empresas, instituições e gestores públicos.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025