Foi lançado em 14 de agosto, no auditório do IEE/USP, o livro Arco Elétrico e Energia Incidente, uma obra inédita que promete se tornar referência para engenheiros, técnicos e profissionais de segurança do trabalho. A publicação, escrita por Claudio Mardegan, Filipe Resende e Marcio Bottaro, aborda desde os princípios de formação do arco elétrico em instalações de potência até procedimentos detalhados de análise em sistemas de geração, transmissão, distribuição e usos finais da indústria, tanto em corrente alternada (CA) quanto contínua (CC).

Com 464 páginas, o livro pode ser descrito como um manual técnico, incluindo aspectos de proteção e seletividade até a análise de software e seleção de EPIs. Apresenta exemplos reais, orientações detalhadas sobre cálculos e explicações sobre a evolução dos circuitos. A publicação traz exemplos práticos de implementação de cálculos e abordagem de softwares para estimativas de energias incidentes, análises exclusivas sobre as metodologias de cálculos e suas limitações, bem como a fundamentação dos métodos teóricos e empíricos utilizados pela engenharia de segurança.

Há ainda uma seção dedicada à seleção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uma abordagem exclusiva da análise de confiabilidade de dados laboratoriais sobre a caracterização e avaliação de desempenho dos EPIs empregados na proteção do trabalhador, oriunda da experiência do laboratório de Arcos Abertos Padronizados, o IEE/USP, único do Hemisfério Sul nessa área.

Além de trazer fundamentos teóricos e metodologias reconhecidas internacionalmente, a obra se propõe a “mostrar como fazer” os estudos exigidos pela NBR 17227, que entrou em vigor no último dia 27 de maio. Segundo Bottaro, “a norma diz o que deve ser feito; o livro ensina o passo a passo para aplicar os métodos de forma eficaz e segura”.

Durante o evento, os autores destacaram a importância da iniciativa. “Se a gente salvar uma vida com esse trabalho, o trabalho já valeu a pena. Mas temos certeza de que vamos salvar muitas mais, porque o pessoal ainda está muito cru nesse tema”, afirmou Mardegan. Bottaro reforçou: “Não existe nada parecido no Brasil. É um pioneirismo muito grande. A meta é salvar vidas”.

A obra também conta com prefácio de Daleep Mohla, referência mundial e chair da norma IEEE 1584, documento internacional para cálculo de energia incidente. O lançamento contou com o apoio das empresas ABB, Westex, Leal e Gimi.

Editado e comercializado pela Engepower, Arco Elétrico e Energia Incidente está disponível para compra no site da empresa (www.engepower.com), que também disponibiliza o sumário completo da obra.



Mais Notícias EM



Cortes de geração eólica e solar somam 22,5 mi MWh até julho

Estudo da ePowerBay aponta aumento de 38% nas perdas em relação a junho.

17/08/2025


Primeiro projeto com baterias de sódio é inaugurado no Brasil

UCB Power instala usina fotovoltaica com armazenamento em sódio na Amazônia.

17/08/2025


GWM inicia testes com primeiro caminhão a hidrogênio no Brasil

Veículo passará por inspeções e rodará em parceria com universidades para avaliar tecnologia.

17/08/2025