A UCB Power inaugurou o primeiro projeto fotovoltaico do Brasil com sistema de armazenamento baseado em baterias de sódio. A instalação foi realizada na comunidade de Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, no Amazonas, e beneficiará cerca de 43 famílias.

O sistema conta com 20 módulos fotovoltaicos de 375 Wp, totalizando 7,50 kWp de potência instalada, e 16 baterias de sódio de 48 V/50 Ah, que somam capacidade de armazenamento de 38,40 kWh. A tecnologia foi aplicada em um projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que mantém iniciativas educacionais na região há 17 anos.

A energia gerada atenderá o Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) Agnello Bittencourt, que oferece atividades voltadas à formação empreendedora, educação e saúde para a comunidade. Segundo a UCB Power, o uso de baterias de sódio traz vantagens operacionais e ambientais, com menor dependência de lítio e maior adequação a condições remotas.

A empresa é reconhecida pela atuação em sistemas isolados, com mais de 60 mil implantações, entre soluções individuais de geração fotovoltaica (SIGFI) e microrredes (MIGDI), atendendo mais de 240 mil pessoas em localidades remotas do país.

Com sede em São Paulo e unidades industriais em Manaus (AM) e Extrema (MG), a UCB Power é fornecedora de baterias estacionárias, portáteis e para mobilidade elétrica, além de soluções de armazenamento para sistemas isolados. A companhia mantém escritórios no Brasil e parcerias na Ásia, e prepara uma nova base comercial na França.

O projeto de Tumbira reforça a tendência de diversificação tecnológica no armazenamento de energia no Brasil, especialmente em áreas onde o acesso à rede elétrica é inviável e soluções renováveis integradas a sistemas de armazenamento garantem fornecimento contínuo.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025