A UCB Power inaugurou o primeiro projeto fotovoltaico do Brasil com sistema de armazenamento baseado em baterias de sódio. A instalação foi realizada na comunidade de Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, no Amazonas, e beneficiará cerca de 43 famílias.
O sistema conta com 20 módulos fotovoltaicos de 375 Wp, totalizando 7,50 kWp de potência instalada, e 16 baterias de sódio de 48 V/50 Ah, que somam capacidade de armazenamento de 38,40 kWh. A tecnologia foi aplicada em um projeto desenvolvido em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), que mantém iniciativas educacionais na região há 17 anos.
A energia gerada atenderá o Núcleo de Inovação e Educação para o Desenvolvimento Sustentável (Nieds) Agnello Bittencourt, que oferece atividades voltadas à formação empreendedora, educação e saúde para a comunidade. Segundo a UCB Power, o uso de baterias de sódio traz vantagens operacionais e ambientais, com menor dependência de lítio e maior adequação a condições remotas.
A empresa é reconhecida pela atuação em sistemas isolados, com mais de 60 mil implantações, entre soluções individuais de geração fotovoltaica (SIGFI) e microrredes (MIGDI), atendendo mais de 240 mil pessoas em localidades remotas do país.
Com sede em São Paulo e unidades industriais em Manaus (AM) e Extrema (MG), a UCB Power é fornecedora de baterias estacionárias, portáteis e para mobilidade elétrica, além de soluções de armazenamento para sistemas isolados. A companhia mantém escritórios no Brasil e parcerias na Ásia, e prepara uma nova base comercial na França.
O projeto de Tumbira reforça a tendência de diversificação tecnológica no armazenamento de energia no Brasil, especialmente em áreas onde o acesso à rede elétrica é inviável e soluções renováveis integradas a sistemas de armazenamento garantem fornecimento contínuo.
Mais Notícias EM
Obra está alinhada à NBR 17227, e inclui aspectos de proteção e seletividade até a análise de software e seleção de EPIs.
18/08/2025
Estudo da ePowerBay aponta aumento de 38% nas perdas em relação a junho.
17/08/2025
Veículo passará por inspeções e rodará em parceria com universidades para avaliar tecnologia.
17/08/2025