As restrições operacionais à geração de parques eólicos e solares no Brasil — conhecidas como constrained-off — acumularam cerca de 22,55 milhões de MWh até julho de 2025, segundo levantamento da consultoria ePowerBay. O volume representa crescimento de 13,5% em relação ao registrado no mês anterior.

No acumulado do período, a maior parcela das perdas foi causada por requisitos de confiabilidade elétrica (CNF), com 42% do total, equivalentes a mais de 9,5 milhões de MWh. As restrições por razões energéticas (ENE) já respondem por 39% e têm apresentado o maior ritmo de crescimento. Indisponibilidades externas do sistema elétrico (REL), como falhas em linhas de transmissão e subestações, responderam por cerca de 19% das perdas e são ressarcidas via Encargos de Serviço do Sistema (ESS).

Somente em julho, as perdas chegaram a 2,69 milhões de MWh, um aumento de 38% em relação aos 1,95 milhão de MWh de junho. No mês, as restrições por razão energética predominaram, totalizando 1,55 milhão de MWh (58% do total), seguidas por CNF (36%) e REL (6%).

O estudo destaca que as maiores restrições ocorreram em subestações do Rio Grande do Norte, com cortes superiores a 1 milhão de MWh nas SEs Açu III, João Câmara III e Monte Verde. Essas instalações concentram 26 conjuntos geradores, pertencentes a 15 diferentes proprietários.

Entre os conjuntos mais impactados desde o início da série estão Janaúba (MG), Serra do Mel A e B, Monte Verde, Caju e Serra do Mel II A, todos com perdas superiores a 400 mil MWh. Em termos percentuais, os maiores cortes ocorreram em empreendimentos conectados às subestações Barreiras II, Tabocas do Brejo Velho, Açu III, Bom Jesus da Lapa e Curral Novo do Piauí II.

De acordo com o Plano Mensal de Operação (PMO) do ONS, o limite de exportação de energia do Nordeste — que integra os fluxos FNEN e FNESE — está atualmente fixado em 13.800 MW, fator que influencia diretamente o volume de restrições aplicadas a empreendimentos da região.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025