A transmissora ISA obteve a Licença de Instalação (LI) do Ibama para o trecho de 500 kV da linha de transmissão Barra II – Correntina – Arinos 2 e para a Subestação Correntina, componentes do Projeto Serra Dourada. Com a autorização, as obras do empreendimento estão liberadas para início imediato.

O projeto é resultado do Leilão de Transmissão nº 01/2023 da Aneel e prevê investimento de R$ 3,2 bilhões. Serão construídas cinco linhas de transmissão em 500 kV, totalizando 1.093 quilômetros, além de três novas subestações e a ampliação de outras três já existentes.

A infraestrutura vai fortalecer o escoamento da energia renovável gerada no Oeste da Bahia e no Norte de Minas Gerais, interligando os sistemas elétricos do Nordeste e Sudeste. O empreendimento também pode beneficiar a indústria sucroalcooleira e outras atividades agrícolas ao oferecer novos pontos de conexão à rede.

O Projeto Serra Dourada tem potencial para gerar mais de 6.100 empregos diretos e indiretos durante a fase de obras, que envolverá cerca de 20 canteiros. A energização está prevista para setembro de 2029, conforme o cronograma da Aneel.

Segundo a ISA, o empreendimento reforça a segurança elétrica nacional e contribui para a expansão da matriz renovável. A empresa é responsável por cerca de 30% da energia transmitida no Brasil e atua em 18 estados, com 34 concessões sob gestão.

Com mais de 31 mil km de circuitos e 136 subestações, a ISA tem como acionista controlador a colombiana ISA e desenvolve projetos com foco em inovação tecnológica e transição energética.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025