A transmissora ISA obteve a Licença de Instalação (LI) do Ibama para o trecho de 500 kV da linha de transmissão Barra II – Correntina – Arinos 2 e para a Subestação Correntina, componentes do Projeto Serra Dourada. Com a autorização, as obras do empreendimento estão liberadas para início imediato.

O projeto é resultado do Leilão de Transmissão nº 01/2023 da Aneel e prevê investimento de R$ 3,2 bilhões. Serão construídas cinco linhas de transmissão em 500 kV, totalizando 1.093 quilômetros, além de três novas subestações e a ampliação de outras três já existentes.

A infraestrutura vai fortalecer o escoamento da energia renovável gerada no Oeste da Bahia e no Norte de Minas Gerais, interligando os sistemas elétricos do Nordeste e Sudeste. O empreendimento também pode beneficiar a indústria sucroalcooleira e outras atividades agrícolas ao oferecer novos pontos de conexão à rede.

O Projeto Serra Dourada tem potencial para gerar mais de 6.100 empregos diretos e indiretos durante a fase de obras, que envolverá cerca de 20 canteiros. A energização está prevista para setembro de 2029, conforme o cronograma da Aneel.

Segundo a ISA, o empreendimento reforça a segurança elétrica nacional e contribui para a expansão da matriz renovável. A empresa é responsável por cerca de 30% da energia transmitida no Brasil e atua em 18 estados, com 34 concessões sob gestão.

Com mais de 31 mil km de circuitos e 136 subestações, a ISA tem como acionista controlador a colombiana ISA e desenvolve projetos com foco em inovação tecnológica e transição energética.



Mais Notícias EM



Aneel abre consulta pública para sandbox do projeto Energias da Floresta

Iniciativa tem o objetivo de testar modelos inovadores de atendimento elétrico em regiões remotas da Amazônia Legal.

15/03/2026


São Paulo inaugura maior planta de biometano do país

Capacidade nominal é de 225 mil m³ por dia, volume equivalente ao consumo de mais de mil ônibus urbanos

13/03/2026


Copel utiliza drone para inspeção de condutos em hidrelétrica

Solução elimina atividade de alto risco para trabalhadores e melhora a qualidade das informações coletadas.

13/03/2026