A transmissora ISA obteve a Licença de Instalação (LI) do Ibama para o trecho de 500 kV da linha de transmissão Barra II – Correntina – Arinos 2 e para a Subestação Correntina, componentes do Projeto Serra Dourada. Com a autorização, as obras do empreendimento estão liberadas para início imediato.
O projeto é resultado do Leilão de Transmissão nº 01/2023 da Aneel e prevê investimento de R$ 3,2 bilhões. Serão construídas cinco linhas de transmissão em 500 kV, totalizando 1.093 quilômetros, além de três novas subestações e a ampliação de outras três já existentes.
A infraestrutura vai fortalecer o escoamento da energia renovável gerada no Oeste da Bahia e no Norte de Minas Gerais, interligando os sistemas elétricos do Nordeste e Sudeste. O empreendimento também pode beneficiar a indústria sucroalcooleira e outras atividades agrícolas ao oferecer novos pontos de conexão à rede.
O Projeto Serra Dourada tem potencial para gerar mais de 6.100 empregos diretos e indiretos durante a fase de obras, que envolverá cerca de 20 canteiros. A energização está prevista para setembro de 2029, conforme o cronograma da Aneel.
Segundo a ISA, o empreendimento reforça a segurança elétrica nacional e contribui para a expansão da matriz renovável. A empresa é responsável por cerca de 30% da energia transmitida no Brasil e atua em 18 estados, com 34 concessões sob gestão.
Com mais de 31 mil km de circuitos e 136 subestações, a ISA tem como acionista controlador a colombiana ISA e desenvolve projetos com foco em inovação tecnológica e transição energética.
Mais Notícias EM
Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.
22/08/2025
Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.
22/08/2025
Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.
22/08/2025