A hidrelétrica de Belo Monte foi a usina 100% nacional que mais gerou energia elétrica no Brasil no primeiro semestre de 2025. A unidade, localizada no sudoeste do Pará, produziu 27.906 GWh no período, o equivalente a 8% da energia consumida no País de janeiro a junho. O volume representa um aumento de 38% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, quando foram gerados 20.414 GWh.

O desempenho foi impulsionado pelas altas vazões registradas no rio Xingu ao longo deste ano, revertendo o cenário de 2024, marcado por estiagens severas associadas ao fenômeno El Niño. A geração acumulada no semestre seria suficiente para abastecer cerca de 26 milhões de residências, segundo cálculos com base em dados do Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2025 da EPE - Empresa de Pesquisa Energética.

A energia gerada por Belo Monte no período também equivale ao consumo de todas as residências das regiões Norte e Nordeste por seis meses ou, ainda, ao atendimento de todo o Sistema Interligado Nacional (SIN) por aproximadamente 14 dias.

Durante momentos de oscilação na geração de fontes intermitentes, Belo Monte chegou a operar com 11.000 MW de potência, contribuindo com até 12% da carga nacional. O volume corresponde ao consumo de cerca de 60 milhões de pessoas.

A atuação da usina foi relevante durante episódios de demanda elevada, como nas ondas de calor que atingiram o Sudeste no início do ano. Em 26 de fevereiro, quando o SIN atingiu a marca histórica de 106.536 MW de demanda instantânea às 18h53, Belo Monte gerou 9.149 MW, ou 8,5% da carga total naquele momento.

Além de sua capacidade de geração, Belo Monte contribui para a estabilidade do sistema ao operar como uma espécie de bateria natural. Sua atuação reduz a pressão sobre os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, evitando o acionamento de fontes de geração mais poluentes.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025