A maquete do Explorer H1, primeiro barco do mundo movido a hidrogênio verde com produção do combustível a bordo, será apresentada pela primeira vez em Santa Catarina durante o Marina Itajaí Boat Show, que ocorre de 3 a 6 de julho, em Itajaí. A embarcação é um projeto do JAQ, do grupo Náutica, em parceria com o Itaipu Parquetec.
O Explorer H1 utiliza um sistema próprio de eletrólise para geração de hidrogênio verde em tempo real, resultando em uma navegação com emissão zero de carbono. A versão final do barco, com 36 metros de comprimento, será apresentada oficialmente em novembro durante a COP30, em Belém (PA), conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.
Segundo o presidente do grupo Náutica, Ernani Paciornik, o transporte marítimo responde por grande parte das emissões globais de CO₂ e precisa ser repensado. “O hidrogênio verde já é uma realidade. É possível navegar sem emitir carbono e contribuir para a transição energética do setor naval”, afirmou.
Paciornik destaca que cruzeiros chegam a emitir o dobro de CO₂ por passageiro em relação a voos na mesma distância. O objetivo do projeto é mostrar viabilidade técnica e operacional do uso de novas fontes energéticas no transporte aquaviário.
A maquete do Explorer H1 estará exposta no estande da Prefeitura de Itajaí ao longo de todo o evento. A embarcação está equipada com hidrojatos, o que permite a operação em águas rasas, uma demanda importante para a navegação costeira e interior.
O Marina Itajaí Boat Show reunirá expositores de embarcações, acessórios e serviços voltados ao setor. A programação completa e a venda de ingressos estão disponíveis em itajaiboatshow.com.br.
Após o evento em Itajaí, o calendário nacional de boat shows segue com edições em Brasília (13 a 17 de agosto), São Paulo (18 a 23 de setembro), Salvador (30 de outubro a 2 de novembro) e Foz do Iguaçu (27 a 30 de novembro).
Mais Notícias EM
Projetos no IFSP e no Liceu devem capacitar mais de 500 alunos até o fim do ano.
14/07/2025
Plano da Operação Energética aponta aumento da MMGD e alerta para déficit de potência.
14/07/2025
Novo processo com uso de APIs automatiza entrada no mercado livre de energia.
14/07/2025