O MME - Ministério de Minas e Energia divulgou o cronograma dos leilões de transmissão de energia elétrica até 2027. De acordo com a Portaria Normativa MME nº 110, estão previstos cinco certames para os meses de abril e outubro dos próximos anos. O primeiro deles será realizado em outubro de 2025.
A portaria também indica as datas-limite, em cada leilão, para a assinatura dos Contratos de Uso dos Sistemas de Transmissão (CUST) por parte das distribuidoras, com requisito para licitação de transformadores de potência de fronteira.
O próximo leilão, o 04/2025, agendado para o dia 31 de outubro, prevê investimentos de R$ 7,67 bilhões, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia. Serão construídos 1178 quilômetros de novas linhas de transmissão e ampliada a capacidade de transformação em 4.400 MVA.
Também estão previstas no certame instalações de equipamentos, como um controle automático rápido de reativos e sete compensadores síncronos. As obras do primeiro leilão devem gerar aproximadamente 19,1 mil empregos diretos e indiretos.
Ainda no leilão de 2025, o MME destaca as obras que compõem o Lote 4, como a LT 500 kV Jauru - Vilhena 2, de 344 km, no sistema de transmissão nas regiões Norte e Centro-Oeste. A intenção é aumentar a capacidade de transmissão do subsistema Acre-Rondônia, tornando-o mais resistente às mudanças climáticas.
Além disso, o lote 3, que atenderá Rio Grande do Sul e Paraná, passou por reavaliação das características devido às enchentes que ocorreram no estado gaúcho em maio de 2024. Essas obras, retiradas do Leilão nº 02/2024, foram incluídas no atual certame com ajustes para fortalecer a resiliência da infraestrutura da região.
Mais Notícias EM
Projetos no IFSP e no Liceu devem capacitar mais de 500 alunos até o fim do ano.
14/07/2025
Plano da Operação Energética aponta aumento da MMGD e alerta para déficit de potência.
14/07/2025
Novo processo com uso de APIs automatiza entrada no mercado livre de energia.
14/07/2025