O MME - Ministério de Minas e Energia divulgou o cronograma dos leilões de transmissão de energia elétrica até 2027. De acordo com a Portaria Normativa MME nº 110, estão previstos cinco certames para os meses de abril e outubro dos próximos anos. O primeiro deles será realizado em outubro de 2025.

A portaria também indica as datas-limite, em cada leilão, para a assinatura dos Contratos de Uso dos Sistemas de Transmissão (CUST) por parte das distribuidoras, com requisito para licitação de transformadores de potência de fronteira.

O próximo leilão, o 04/2025, agendado para o dia 31 de outubro, prevê investimentos de R$ 7,67 bilhões, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Rondônia. Serão construídos 1178 quilômetros de novas linhas de transmissão e ampliada a capacidade de transformação em 4.400 MVA.

Também estão previstas no certame instalações de equipamentos, como um controle automático rápido de reativos e sete compensadores síncronos. As obras do primeiro leilão devem gerar aproximadamente 19,1 mil empregos diretos e indiretos.

Ainda no leilão de 2025, o MME destaca as obras que compõem o Lote 4, como a LT 500 kV Jauru - Vilhena 2, de 344 km, no sistema de transmissão nas regiões Norte e Centro-Oeste. A intenção é aumentar a capacidade de transmissão do subsistema Acre-Rondônia, tornando-o mais resistente às mudanças climáticas.

Além disso, o lote 3, que atenderá Rio Grande do Sul e Paraná, passou por reavaliação das características devido às enchentes que ocorreram no estado gaúcho em maio de 2024. Essas obras, retiradas do Leilão nº 02/2024, foram incluídas no atual certame com ajustes para fortalecer a resiliência da infraestrutura da região.



Mais Notícias EM



Brasil mantém liderança em custos baixos de renováveis, aponta Irena

Estudo da agência mostra que geração eólica no país tem LCOE abaixo da média global; solar também é competitiva.

25/07/2025


Mapa da CELA aponta R$ 454 bi em projetos de H2V no Brasil

Levantamento identificou 111 empreendimentos que exigirão 90 GW em novas usinas renováveis.

25/07/2025


Câmara de Bento Gonçalves entra no mercado livre de energia

Parceria com Ludfor marca pioneirismo no RS e amplia uso de energia limpa.

25/07/2025