A ABB adquiriu a francesa Bright Loop, fabricante francesa de conversores de energia de alta eficiência presentes nos veículos elétricos que competem na Fórmula E. Em comunicado, a empresa disse ter iniciado a compra de 93% das ações da Bright Loop, o que deve ser concluído até o terceiro trimestre de 2025.

Com planos de adquirir a totalidade da empresa até o fim de 2028, a expectativa é que a tecnologia de conversão da francesa, sob a gestão da ABB, adquira aplicações para versões a bateria de veículos pesados para mineração e construção. A empresa também espera criar aplicações dos conversores para embarcações movidas a baterias.

Nos últimos anos, a Bright Loop desenvolveu portfólio de conversores de diferentes tensões, capazes de lidar com fluxos de energia bidirecionais. Além do transporte pesado, da navegação e dos carros da Fórmula E, a ABB acredita que esses conversores possam encontrar aplicações também nos setores aeroespacial, de mobilidade a hidrogênio e até na indústria de defesa.

"A aquisição é um salto estratégico em nossa missão de ajudar as indústrias de transporte a operar de forma mais enxuta e limpa", disse o presidente da divisão de tração da ABB, Edgar Keller. "A plataforma de energia definida por software da Bright Loop e a experiência em aplicativos de alto desempenho nos permitirão agregar ainda mais valor aos nossos clientes”.

Em 2024, a Bright Loop registrou receita de 16 milhões de euros, impulsionada pelos esforços para eletrificar operações e elevar indicadores de eficiência energética industriais. Os valores do negócio não foram divulgados.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025