A empresa francesa Nawa Technologies desenvolveu um novo eletrodo que promete aumentar consideravelmente a capacidade de armazenamento e o desempenho de todos os tipos de baterias, em especial as utilizadas em veículos elétricos. Para chegar à inovação, a empresa utiliza tecnologia de design patenteado de nanotubo de carbono alinhado verticalmente.

Também base de seus supercapacitores, a tecnologia, batizada de VACNT, é um eletrodo de carbono ultrarrápido que combina alta condutividade iônica – possível graças a uma nanoestrutura 3D – com alta condutividade elétrica e térmica, fornecida por seu arranjo de 100 bilhões de nanotubos por centímetro quadrado, todos alinhados verticalmente.

Segundo a empresa, essa nova geometria de eletrodo 3D pode resolver a grande maioria das restrições de desempenho enfrentadas pelos fabricantes globais de baterias, aumentando a energia da bateria em um fator 10, triplicando o armazenamento, quintuplicando o ciclo de vida e reduzindo o tempo de carregamento para minutos em vez de horas.

Atualmente, as principais limitações da energia da bateira, capacidade de armazenamento e ciclo de vida são o design e o material usados para o eletrodo. Com base em pós ineficientes, os eletrodos existentes têm baixa condutividade elétrica, térmica e iônica, junto com mau comportamento mecânico quando descarregados e recarregados. Além disso, esses materiais podem sofrer delaminação e degradação precoces.

Além disso, com os eletrodos respondendo por quase 25% do custo total da bateria e o mercado global de baterias de lítio atualmente valendo mais de US$ 35 bilhões, a Nawa acredita que seu novo design pode oferecer economias de custo significativas.

O eletrodo de carbono ultrarrápido é um sistema universal, disponível como primer para eletrodos existentes. Também está disponível como um eletrodo 3D completo (anodo ou catodo), onde a própria tecnologia serve como uma estrutura na qual o material de inserção de lítio pode ser revestido. A expectativa é que a tecnologia esteja comercialmente disponível, em produção, em 2023.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025