O consumo no mercado livre de energia elétrica no Brasil superou pela primeira vez a marca de 30.000 MW médios, em fevereiro deste ano, com 32.165 MWm. Trata-se de aumento de 15% no período acumulado de doze meses, bem acima do aumento registrado para o consumo total de energia elétrica no mesmo período, de 6%.
A partir de dados referentes à carga total do sistema, que consideram as perdas, o aumento ocorre em um contexto de crescimento da atividade no ACL, que ganhou 27.905 novas unidades consumidoras, um crescimento de 67% em 12 meses. Há no momento 69.861 unidades consumidoras livres.
Segundo levantamento da Abraceel, associação das comercializadoras de energia, o mercado varejista, composto por consumidores de menor porte, somou em fevereiro 27.391 unidades consumidores de energia nessa modalidade, um aumento de 407% em 12 meses. Além disso, em fevereiro de 2025, 93% do consumo industrial e 43% do consumo comercial de energia elétrica foram atendidos pelo mercado livre.
Mais Notícias EM
O acordo de R$ 127,5 milhões é com o fundo soberano GIC, já sócio da holding.
25/04/2025
Empresa assinou protocolo de intenções com o governo estadual em projeto que contempla usina solar fotovoltaica para gerar energia do hidrogênio verde.
25/04/2025
Promovido pela espanhola Grenergy, o leilão reverso quer vender 1,7 TWh/ano dos projetos da empresa no país.
25/04/2025