A GoVerde Energia assinou protocolo de intenções com o governo estadual da Bahia para viabilizar a instalação de um complexo de hidrogênio verde, que servirá de base para produção de metanol e amônia verdes, além de oxigênio. A perspectiva da empresa é investir R$ 5,4 bilhões e mais R$ 3,6 bilhões para a construção de usina solar fotovoltaica para geração de energia para o projeto.

O projeto será dividido em três fases de operação, sendo que em cada uma delas serão gerados 50 empregos diretos na unidade industrial e 20 na usina solar. No acordo firmado, a GoVerde garante promover o treinamento e a capacitação de mão de obra especializada, priorizando a contratação moradores da região de Candeias, na Bahia.

O metanol produzido terá foco na exportação. Na primeira fase, a fábrica terá a capacidade de produzir 300 toneladas de metanol e amônia verdes e 155 toneladas de oxigênio por dia, aumentando a capacidade em mais 300 toneladas/dia em cada fase avançada. Já o parque solar será implantado nos municípios de Juazeiro, Bom Jesus da Lapa, Pindaí, Brumado e Irecê, com potência total de 1,5 GW.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025