A UHE Belo Monte foi a hidrelétrica 100% brasileira que mais gerou energia para o País no primeiro trimestre deste ano, respondendo por 9% de toda a demanda nacional. A produção da usina, de janeiro a março, foi de 15.842.794 MWh, o equivalente ao consumo de 40 milhões de residências.

Essa quantidade de energia elétrica corresponde ao atendimento de todos os domicílios da região Sudeste durante o mesmo período, segundo os dados do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico. A produção média no trimestre foi de 7.334 MWmed, sendo que no dia 21 de janeiro, por exemplo, Belo Monte chegou a fornecer 12% da energia consumida no Brasil no horário entre 17h e 22h, período de pico de consumo.

O resultado da geração de Belo Monte acontece em um período marcado por ondas de calor que levaram o Brasil a registrar sucessivos recordes de consumo de energia. O último deles foi em 26 de fevereiro, às 14h24, quando o País atingiu a marca de 106.536 MW de demanda instantânea no SIN - Sistema Interligado Nacional. Naquele dia, Belo Monte foi a hidrelétrica que mais contribuiu para o atendimento nacional, gerando, sozinha, 8.325 MW, aproximadamente 8% do que o País precisava. O percentual equivale à demanda de 45,4 milhões de pessoas.



Mais Notícias EM



Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025


Senai e TotalEnergies inauguram UFV piloto em Natal

Usina solar fotovoltaica servirá para estudar impactos de eventos extremos.

17/04/2025