A empresa i9+ Baterias Elétricas e Energias foi selecionada em edital da Incubadora Tecnológica do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), voltado a apoiar fomento de empreendimentos de base tecnológica. A startup trabalha na criação de equipamento que avalia a eficiência e a degradação dos módulos solares.
O equipamento é um traçador de curva IxV e, embora seja de uso comum no setor, a solução da i9+ é de baixo custo para módulos solares fotovoltaicos. Os traçadores são utilizados para diagnosticar vários problemas, como condições de sombreamento, conexões defeituosas ou de degradação e ainda para medir o potencial de geração de energia.
O gerente do Creative Hub do Tecpar, Rogério Moreira de Oliveira, explica que muitos módulos descartados após um período de vida útil ainda têm condições de gerar energia. O projeto da i9+ propõe uma segunda aplicação para esses painéis, ou seja, que eles sejam usados para formar módulos para geração fotovoltaica com 70% de vida útil de geração de energia – e todos dentro do mesmo padrão.
“Para conseguir identificar esses padrões e saber o quanto cada um desses painéis ainda está gerando de energia, será aplicado o traçador de curva que está sendo desenvolvido. O equipamento faz essa identificação para que seja possível montar estações para geração de energia fotovoltaica, usando painéis com a mesma capacidade”, diz.
Por ter sido selecionada na modalidade residente do programa da Intec, a i9+ Baterias contará com um espaço físico para estabelecer sua linha de desenvolvimento, além de todos os recursos que o Tecpar, via Creative Hub, coloca à disposição das incubadas.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025