O Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e a francesa TotalEnergies inauguraram usina solar fotovoltaica piloto para realizar estudos sobre o impacto de eventos extremos na geração de energia solar. Sob investimentos de R$ 5,4 milhões, o projeto de P&D é financiado no âmbito da cláusula da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.

As pesquisas serão conduzidas em Natal, no Rio Grande do Norte, onde 380 módulos solares, de diferentes tecnologias, foram instalados em uma área de 4.400 metros quadrados. A capacidade de geração de energia instalada é de 200 kWp. O início da operação está previsto para o segundo semestre deste ano.

Um dos fenômenos previstos para investigação na usina piloto será a irradiância extrema, que tem afetado grandes usinas de geração em todo o País, causando danos aos equipamentos devido ao seu superaquecimento e comprometendo a confiabilidade na geração de energia. Isso ocorre quando, após a passagem de nuvens, os raios solares se concentram em uma área específica da usina fotovoltaica, com efeito semelhante ao de uma lente de aumento.

“Quando o fenômeno ocorre, os raios incidem sobre os módulos fotovoltaicos com uma potência superior à que eles podem suportar, o que, na prática, pode gerar ‘pontos quentes’ e danificar os equipamentos”, disse o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros.

A usina piloto está inserida no projeto “Desenvolvimento de plataforma para estudos operacionais e análise da ocorrência e impactos de eventos de irradiância extrema no desempenho de usinas fotovoltaicas em diferentes climas”, fruto do acordo de cooperação firmado entre a TotalEnergies e o ISI-ER, em fevereiro de 2024.

A Total registrou investimento global em pesquisa e desenvolvimento superior a US$ 1 bilhão em 2024, dos quais alocou 68% em projetos de novas energias (eletricidade renovável, moléculas de baixo carbono), baterias e redução de nossa pegada ambiental (metano, CCUS, água, biodiversidade).



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025