O Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e a francesa TotalEnergies inauguraram usina solar fotovoltaica piloto para realizar estudos sobre o impacto de eventos extremos na geração de energia solar. Sob investimentos de R$ 5,4 milhões, o projeto de P&D é financiado no âmbito da cláusula da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
As pesquisas serão conduzidas em Natal, no Rio Grande do Norte, onde 380 módulos solares, de diferentes tecnologias, foram instalados em uma área de 4.400 metros quadrados. A capacidade de geração de energia instalada é de 200 kWp. O início da operação está previsto para o segundo semestre deste ano.
Um dos fenômenos previstos para investigação na usina piloto será a irradiância extrema, que tem afetado grandes usinas de geração em todo o País, causando danos aos equipamentos devido ao seu superaquecimento e comprometendo a confiabilidade na geração de energia. Isso ocorre quando, após a passagem de nuvens, os raios solares se concentram em uma área específica da usina fotovoltaica, com efeito semelhante ao de uma lente de aumento.
“Quando o fenômeno ocorre, os raios incidem sobre os módulos fotovoltaicos com uma potência superior à que eles podem suportar, o que, na prática, pode gerar ‘pontos quentes’ e danificar os equipamentos”, disse o coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros.
A usina piloto está inserida no projeto “Desenvolvimento de plataforma para estudos operacionais e análise da ocorrência e impactos de eventos de irradiância extrema no desempenho de usinas fotovoltaicas em diferentes climas”, fruto do acordo de cooperação firmado entre a TotalEnergies e o ISI-ER, em fevereiro de 2024.
A Total registrou investimento global em pesquisa e desenvolvimento superior a US$ 1 bilhão em 2024, dos quais alocou 68% em projetos de novas energias (eletricidade renovável, moléculas de baixo carbono), baterias e redução de nossa pegada ambiental (metano, CCUS, água, biodiversidade).
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025