A Fictor Energia iniciou a operação da usina solar fotovoltaica Futuro II, segunda do cluster Goiás, localizada em Águas Lindas de Goiás, na região metropolitana do Distrito Federal. A usina de 5,5 MWp de potência tem capacidade de geração de 11.752,08 MWh por ano, equivalente ao consumo anual de 6.434 residências.
O empreendimento opera na modalidade de geração distribuída compartilhada e vai gerar créditos de compensação principalmente para consumidores da área de concessão da distribuidora Equatorial Goiás. Há a expectativa de atendimento principalmente de empresas do agronegócio. “Queremos abrir uma nova perspectiva para os consumidores goianos, como os empresários do agronegócio”, disse o diretor de infraestrutura e energia da Fictor. Abelardo Sá.
O cluster Goiás recebeu investimento de R$ 194 milhões da Fictor & WTT S.A, joint venture firmada entre a Fictor Energia e o grupo WTT. Ao todo serão implantadas oito UFVs no estado de Goiás, região escolhida pela alta irradiação solar ao longo do ano. Com a conclusão total do projeto prevista para o primeiro semestre de 2026, o cluster somará 44 MWp de capacidade instalada, capaz de gerar aproximadamente 78 mil MWh de energia anualmente.
Mais Notícias EM
Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.
22/08/2025
Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.
22/08/2025
Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.
22/08/2025