A Fictor Energia iniciou a operação da usina solar fotovoltaica Futuro II, segunda do cluster Goiás, localizada em Águas Lindas de Goiás, na região metropolitana do Distrito Federal. A usina de 5,5 MWp de potência tem capacidade de geração de 11.752,08 MWh por ano, equivalente ao consumo anual de 6.434 residências.

O empreendimento opera na modalidade de geração distribuída compartilhada e vai gerar créditos de compensação principalmente para consumidores da área de concessão da distribuidora Equatorial Goiás. Há a expectativa de atendimento principalmente de empresas do agronegócio. “Queremos abrir uma nova perspectiva para os consumidores goianos, como os empresários do agronegócio”, disse o diretor de infraestrutura e energia da Fictor. Abelardo Sá.

O cluster Goiás recebeu investimento de R$ 194 milhões da Fictor & WTT S.A, joint venture firmada entre a Fictor Energia e o grupo WTT. Ao todo serão implantadas oito UFVs no estado de Goiás, região escolhida pela alta irradiação solar ao longo do ano. Com a conclusão total do projeto prevista para o primeiro semestre de 2026, o cluster somará 44 MWp de capacidade instalada, capaz de gerar aproximadamente 78 mil MWh de energia anualmente.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025