A Fictor Energia iniciou a operação da usina solar fotovoltaica Futuro II, segunda do cluster Goiás, localizada em Águas Lindas de Goiás, na região metropolitana do Distrito Federal. A usina de 5,5 MWp de potência tem capacidade de geração de 11.752,08 MWh por ano, equivalente ao consumo anual de 6.434 residências.
O empreendimento opera na modalidade de geração distribuída compartilhada e vai gerar créditos de compensação principalmente para consumidores da área de concessão da distribuidora Equatorial Goiás. Há a expectativa de atendimento principalmente de empresas do agronegócio. “Queremos abrir uma nova perspectiva para os consumidores goianos, como os empresários do agronegócio”, disse o diretor de infraestrutura e energia da Fictor. Abelardo Sá.
O cluster Goiás recebeu investimento de R$ 194 milhões da Fictor & WTT S.A, joint venture firmada entre a Fictor Energia e o grupo WTT. Ao todo serão implantadas oito UFVs no estado de Goiás, região escolhida pela alta irradiação solar ao longo do ano. Com a conclusão total do projeto prevista para o primeiro semestre de 2026, o cluster somará 44 MWp de capacidade instalada, capaz de gerar aproximadamente 78 mil MWh de energia anualmente.
Mais Notícias EM
NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.
08/06/2025
Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.
08/06/2025
Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.
08/06/2025