O grupo francês Eren e a empresa brasileira IVRI firmaram joint venture para participar do mercado de biogás e biometano no Brasil. A nova empresa, batizada de EBB - Eren Biogás Brasil, terá foco inicial na produção de biometano, o gás natural renovável produzido a partir da purificação do biogás.

A ideia da nova empresa é atuar no desenvolvimento, investimento, construção e operação de projetos, utilizando resíduos orgânicos provenientes dos setores sucroenergético (vinhaça), agroindustrial e de resíduos sólidos urbanos.

Segundo comunicado, a EBB visa a sinergia entre a capacidade financeira e experiência global do grupo Eren em biogás e energias renováveis com o conhecimento da IVRI, fundada em 2023 por ex-executivos da TotalEren, sobre o mercado brasileiro de energia.

Os projetos visam não apenas a produção de biogás e biometano, mas também incluem a geração de subprodutos, ou seja, biofertilizantes e CO2 biogênico, este último removido do processo de purificação do biogás.

“Com um histórico de dez anos de colaboração com o grupo Eren no desenvolvimento de projetos solares e eólicos, estamos entusiasmados em renovar essa parceria com um novo foco no crescente mercado de biogás. O Brasil possui uma forte atividade agroindustrial, o que gera uma quantidade significativa de resíduos orgânicos cujo potencial ainda é subutilizado”, disse o CEO da EBB, Pierre-Emmanuel Moussafir.



Mais Notícias EM



CPFL amplia programa de eficiência energética em hospitais

Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.

22/08/2025


Financiamento para renováveis somou R$ 32,5 bi em 2024

Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.

22/08/2025


Hitachi constrói fábrica de transformadores em Pindamonhangaba

Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.

22/08/2025