O grupo francês Eren e a empresa brasileira IVRI firmaram joint venture para participar do mercado de biogás e biometano no Brasil. A nova empresa, batizada de EBB - Eren Biogás Brasil, terá foco inicial na produção de biometano, o gás natural renovável produzido a partir da purificação do biogás.

A ideia da nova empresa é atuar no desenvolvimento, investimento, construção e operação de projetos, utilizando resíduos orgânicos provenientes dos setores sucroenergético (vinhaça), agroindustrial e de resíduos sólidos urbanos.

Segundo comunicado, a EBB visa a sinergia entre a capacidade financeira e experiência global do grupo Eren em biogás e energias renováveis com o conhecimento da IVRI, fundada em 2023 por ex-executivos da TotalEren, sobre o mercado brasileiro de energia.

Os projetos visam não apenas a produção de biogás e biometano, mas também incluem a geração de subprodutos, ou seja, biofertilizantes e CO2 biogênico, este último removido do processo de purificação do biogás.

“Com um histórico de dez anos de colaboração com o grupo Eren no desenvolvimento de projetos solares e eólicos, estamos entusiasmados em renovar essa parceria com um novo foco no crescente mercado de biogás. O Brasil possui uma forte atividade agroindustrial, o que gera uma quantidade significativa de resíduos orgânicos cujo potencial ainda é subutilizado”, disse o CEO da EBB, Pierre-Emmanuel Moussafir.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025