A empresa de transmissão Isa iniciou a instalação do primeiro compensador estático síncrono FACTS (do inglês Flexible Alternating Current Transmission Systems), do tipo smart valves, no sistema elétrico nacional. A tecnologia, segundo a empresa, garante maior flexibilidade e estabilidade ao sistema de transmissão, redirecionando o fluxo de energia dos circuitos sobrecarregados para os mais ociosos.

Com a vantagem de postergar investimentos em novas obras e evitar a construção de novas linhas de transmissão, a solução proposta pela companhia foi aprovada pela Aneel em setembro de 2024 e está sendo instalada inicialmente na subestação Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. A escolha pelo local foi para atender necessidade emergencial da região, em especial da demanda industrial por energia.

O planejamento é transferir o compensador para as subestações Votuporanga e São José do Rio Preto (SP) em 2027, para evitar obras adicionais envolvendo linhas de transmissão. Segundo a Isa, a iniciativa apoia a transição energética ao permitir rápida integração de fontes renováveis ao sistema elétrico.

Ainda segundo a Isa, entre os benefícios da tecnologia, além do redirecionamento do fluxo de energia dos circuitos sobrecarregados para outros mais ociosos, há otimização do uso das linhas de transmissão existentes, evitando a necessidade de obras convencionais.

Os dispositivos foram importados dos Estados Unidos e o investimento envolve cerca de R$ 75 milhões para a primeira fase em Ribeirão Preto, com custo adicional de R$ 15 milhões para o transporte e a instalação permanente dos equipamentos na segunda fase, contemplando a região de Votuporanga e São José do Rio Preto.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025