Um projeto da mineradora Vale e da GP - Green Energy Park foi selecionado pela Comissão Europeia e pelos 27 Estados-Membros como uma das prioridades do programa Global Gateway, da União Europeia, na categoria clima e energia. O projeto busca viabilizar a construção de uma planta de hidrogênio verde para abastecer um futuro complexo industrial.

Batizado de mega hub, a ideia é a Vale fornecer aglomerados de minério de ferro (pelotas ou briquetes), que servirão de insumo para a fabricação de hot-briquetted iron (HBI ou ferro-esponja), produto intermediário entre o minério de ferro e o aço. O hidrogênio é utilizado no processo de redução direta para produzir o ferro esponja (DRI).

Pelo processo tradicional do HBI, utiliza-se o gás natural, que é reformado a vapor para gerar um gás redutor rico em hidrogênio (H₂) e monóxido de carbono (CO). Esses gases reagem com o minério de ferro, removendo o oxigênio e resultando no ferro metálico. Já pelo projeto da Vale e da GEP, o planejamento é utilizar hidrogênio verde obtido pela eletrólise da água, com energia renovável (eólica e solar).

O Global Gateway é uma iniciativa da União Europeia que busca comprometer até 300 bilhões de euros em investimentos globais entre 2021 e 2027. O foco é em projetos sustentáveis e em investimentos em setores como digital, clima e energia, transportes, saúde, educação e pesquisa. Estes projetos visam reforçar parcerias estratégicas e promover a integração das cadeias de valor da UE com países parceiros.

“Ao incluir o projeto Vale-GEP em sua lista de prioridades, a União Europeia reconhece a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento da cadeia do hidrogênio verde e para a descarbonização da indústria siderúrgica mundial”, disse Rogério Nogueira, vice-presidente executivo comercial e de desenvolvimento da Vale. “Ganhamos mais um impulso para atrair outros parceiros que nos apoiem na viabilização desse projeto”, disse. A parceria entre as duas empresas foi anunciada em outubro de 2024.



Mais Notícias EM



UHE Belo Monte atende 9% da demanda nacional no trimestre

A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.

17/04/2025


Energisa promove curso sobre inteligência artificial

Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.

21/04/2025


Empresa nacional desenvolve traçador de curva de baixo custo

Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.

17/04/2025