A geradora CGN e a comercializadora Pontoon Energia fecharam contrato de compra de energia (PPA) na modalidade de autoprodução por equiparação com o Metrô de São Paulo. O PPA tem duração de 15 anos e início de suprimento previsto para 2027 e envolve energia das fontes solar e eólica provenientes do Complexo Lagoa do Barro, no Piauí, da CGN.

A energia visa o consumo dos trens das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô. A expectativa é evitar a emissão de mais de 200 mil toneladas de CO₂ ao longo dos 15 anos de contrato. A previsão é ainda de economizar mais de R$ 12 milhões por ano com a autoprodução de energia, modalidade em que o consumidor entra com participação minoritária no projeto para se beneficiar de redução de encargos.

O grupo chinês CGN tem capacidade instalada superior a 100 GW. A expansão do grupo começou em 2019, com desenvolvimento de projetos greenfield. Atualmente, a empresa opera complexos eólicos e três solares, distribuídos em cinco regiões do país, totalizando mais de 1,5 GW de capacidade instalada.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025