O MME - Ministério de Minas e Energia realizou ajustes no orçamento do plano de aplicação de recursos (PAR) do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel. A decisão, baseada nos valores arrecadados pelas concessionárias de energia, foi tomada durante reunião do Comitê Gestor de Eficiência Energética (CGEE), responsável pela aprovação e acompanhamento do plano.
Foi deliberado, durante o encontro virtual, o volume de recursos recolhidos para a conta Procel pelas concessionárias de energia elétrica. Para a implementação do PAR, foram arrecadados aproximadamente R$ 470 milhões, um montante 5% superior ao previsto.
Diante do excedente, foram aprovadas melhorias na destinação dos recursos, incluindo o fortalecimento da capacitação laboratorial. A medida, segundo comunicado do MME, permitirá a realização de ensaios de desempenho energético dos equipamentos regulados pelo comitê. Além disso, ajustes foram feitos nas rubricas destinadas a eventos, considerando a realização da COP 30 em Belém (PA) neste ano, e no suporte aos comitês.
Mais Notícias EM
Nova fase inclui usina solar flutuante em São Paulo e sistema de baterias no Rio Grande do Sul.
22/08/2025
Volume foi puxado pela expansão da energia solar e caracterizado por queda das eólicas.
22/08/2025
Nova unidade terá investimento de US$ 200 milhões e conclusão prevista em 2028.
22/08/2025