O BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social liberou crédito no limite de R$ 300 milhões para aquisição de máquinas e equipamentos pela CEEE-D - Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica, com atuação no Rio Grande do Sul e que desde julho de 2021 pertence ao grupo Equatorial.

O crédito será acessado por meio do programa BNDES Emergencial, pelo qual a concessionária poderá adquirir máquinas e equipamentos para ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e seus efeitos e de enfrentamento às consequências econômicas e sociais decorrentes de eventos climáticos extremos. A operação aprovada pelo banco tem ainda cláusula específica para manutenção de empregos.

A CEEE-D atua numa área total correspondente a 87 mil km², atendendo a 1,9 milhão de unidades consumidoras (cerca de 4 milhões de habitantes), com consumo total superior a 8 TWh por ano, distribuídos em 72 municípios do Rio Grande do Sul. A área de atuação inclui Porto Alegre e demais municípios da região metropolitana. Sua área de concessão é equivalente a 26% do território do estado.

“O BNDES criou um programa específico para apoiar empresas de todos os portes e setores do Rio Grande do Sul para que implementem ações de mitigação e adaptação aos extremos climáticos e às consequências sociais e econômicas da calamidade. Já foram viabilizados mais de R$ 26 bilhões em créditos e garantias a empresas do estado”, disse o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025