O CMSE - Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico no dia 12 de maio, durante reunião do colegiado na sede do MME, discutiu estratégias para mitigar os impactos do corte (curtailment) de geração de energia renovável na região Nordeste.
Entre as ações apontadas, o comitê deliberou pela urgência de implementação de três compensadores síncronos, equipamentos que aumentam a confiabilidade no fornecimento de energia, evitando os cortes de geração, em subestações no estado do Rio Grande do Norte.
A medida foi indicada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculadas ao MME, e consta do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE) de 2024. Os equipamentos têm previsão de licitação no segundo semestre de 2025 e, na sequência, terão monitoramento diferenciado da implantação para acelerar a operação comercial.
Ainda como ação do CMSE para encontrar solução para o curtailment, no dia 13 de março foi realizado o primeiro encontro do grupo de trabalho do comitê para coordenar ações, realizar diagnóstico, avaliar e propor medidas de planejamento, regulatórias e operacionais para mitigar cortes de geração renovável.
Mais Notícias EM
Resoluções representam um marco para a modernização e segurança do setor elétrico brasileiro.
08/06/2026
Parceria cria primeira célula prismática de íons-lítio com química LFP a partir de matéria-prima nacional.
08/06/2026
Iniciativa prevê instalação gratuita de pontos de recarga para veículos elétricos em locais estratégicos de Minas Gerais.
08/06/2026