A CPFL Energia está divulgando que vai substituir cerca de 1,6 milhão de medidores convencionais por medidores inteligentes em cidades das áreas atendidas pelas distribuidoras CPFL Paulista, CPFL Piratininga e CPFL Santa Cruz até 2029. A iniciativa demandará investimento de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 800 milhões provenientes do programa BNDES Mais Inovação.

A expectativa é a de que a troca englobará aproximadamente 400 mil consumidores por ano. Os municípios de Ourinhos, Jacarezinho e Ribeirão Claro, da área de concessão da CPFL Santa Cruz, serão os primeiros a receber os novos equipamentos. Em Jaguariúna, também atendida pela distribuidora, foi realizado projeto piloto em 20218 e 2019, quando 100% do município teve os medidores trocados.

Os equipamentos são fabricados no Brasil e permitem um acompanhamento digital do consumo. Segundo a CPFL, isso trará maior controle e informação para eficiência da operação do sistema e, consequentemente, deve gerar benefícios de qualidade e de relacionamento com os consumidores.



Mais Notícias EM



Curtailment derruba resultados da Auren no terceiro trimestre

GSF negativo e cortes em eólicas e solares pressionam EBITDA e lucro da companhia.

14/11/2025


ABB reforça microrredes para data centers de IA nos EUA

Empresa fornecerá 27 compensadores síncronos à VoltaGrid para estabilidade elétrica.

14/11/2025


Amazon testa caminhão elétrico pesado em rota longa no Brasil

Projeto reúne Amazon, DHL e Scania em percurso na Dutra para validar e-caminhões.

14/11/2025