O MME - Ministério de Minas e Energia adiou a realização de dois leilões marcados para este ano. O primeiro é o leilão de energia nova A-5, voltado apenas para pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e centrais geradoras hidrelétricas (CGHs). O segundo é o leilão destinado aos sistemas isolados, o SISOL.

Por meio de portaria (101/2025), publicada no Diário Oficial da União do dia 20 de fevereiro, o de energia nova, antes marcado para 25 de julho, passou para 22 de agosto. Já o Sisol, que aconteceria em 30 de maio, agora teve seu planejamento redirecionado para setembro deste ano, em dia não confirmado pela alteração.

No caso do A-5, a medida também prorrogou o prazo de cadastramento dos projetos no sistema de acompanhamento de empreendimentos geradores de energia elétrica (Aege), da EPE, que havia vencido em 7 de fevereiro e passou agora a ser 10 de março. O certame é o primeiro exclusivo para CGHs, PCHs e usinas hidrelétricas com potência de até 50 MW e contempla também a ampliação das usinas com potência igual ou inferior a 50 MW.

A extensão do prazo de cadastramento, segundo o MME, permite o aumento na oferta do leilão com a participação de mais agentes, e inclusive atende a pedidos dos geradores representados por suas associações, a AbraPCH e a Abragel.

Já no Sisol, a prorrogação das sessões públicas para negociação dos lotes do leilão passa a considerar um cronograma das fases dos leilões mais adequado à realidade de mercado, o que deve impulsionar, segundo a avaliação do MME, a apresentação de propostas mais vantajosas e resultando em maiores benefícios ao consumidor de energia.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025