A transmissora ISA obteve licença de operação do órgão ambiental paulista, a Cetesb, para avançar com as obras da linha de transmissão aérea de alta tensão (345 kV) do projeto Riacho Grande, arrematado pela empresa no leilão de transmissão da Aneel nº 01/2020.

Com nove quilômetros de extensão, a linha de transmissão licenciada será responsável por interligar três subestações (São Caetano do Sul, Ibiúna e Tijuco Preto), com passagem pelos municípios de Santo André e São Bernardo do Campo, permitindo que a cidade de São Caetano do Sul seja abastecida pela geração da usina hidrelétrica de Itaipu.

Sob investimento de R$ 1,1 bilhão, o empreendimento Riacho Grande visa aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia para a capital paulista e região do ABC. Com promessa de gerar 2 mil empregos durante a fase de obras, o projeto contempla a construção de 44,6 km de linhas de transmissão subterrâneas, 9 km de linhas aéreas, uma nova subestação (São Caetano do Sul) e a ampliação de duas existentes (Miguel Reale e Sul).

Segundo a ISA, para reduzir a interferência das linhas de transmissão no meio ambiente e em infraestruturas existentes, foram adotados alguns métodos construtivos especiais, como o alteamento de torres, áreas reduzidas de trabalho e de uso de guindastes, além de estudos e estratégias para definição de traçados.

Por conta desses métodos, a empresa implementou uma das maiores torres de transmissão do estado de São Paulo, com cerca de 120 metros de altura e 100 toneladas, próxima às margens da represa Billings.

Além disso, em fevereiro, com o avanço das obras, a ISA iniciou a instalação do maior transformador de potência em volume de sua história na Subestação São Caetano do Sul, que deve beneficiar mais de 2 milhões de pessoas, ao aumentar a capacidade de atendimento à demanda de energia pelos próximos 30 anos. O sistema tem potência de 400 MVA.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025