A ISA Energia Brasil, grupo da área de transmissão de energia, assinou protocolo de intenções com o governo baiano para iniciar a construção de 1.100 quilômetros de linhas de transmissão no Vale do São Francisco e no oeste do estado da Bahia.
O projeto, batizado de Serra Dourada, é fruto do leilão de transmissão da Aneel 01/2023, e integra o Novo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. “A assinatura é estratégica para garantir a infraestrutura necessária para o funcionamento dos parques eólicos e solares”, disse o secretário do desenvolvimento econômico da Bahia, Angelo Almeida.
Segundo ele, a estimativa é que o investimento privado seja de mais de R$ 3 bilhões para a implantação da linha de transmissão e que atenda principalmente a demanda da agroindústria das regiões. O projeto abrange 20 municípios baianos, além da construção de três novas subestações nas cidades de Campo Formoso, Barra e Correntina.
Na estimativa da ISA Energia, devem ser criados mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos na operação e 4,8 mil diretos e indiretos durante a fase de construção da linha de transmissão. As obras estão previstas para ocorrer ao longo de 20 meses, contando com 17 canteiros de obras no estado, que serão mobilizados logo após a emissão da licença de Implementação, prevista para sair em abril deste ano.
Mais Notícias EM
NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.
08/06/2025
Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.
08/06/2025
Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.
08/06/2025