A ISA Energia Brasil, grupo da área de transmissão de energia, assinou protocolo de intenções com o governo baiano para iniciar a construção de 1.100 quilômetros de linhas de transmissão no Vale do São Francisco e no oeste do estado da Bahia.

O projeto, batizado de Serra Dourada, é fruto do leilão de transmissão da Aneel 01/2023, e integra o Novo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. “A assinatura é estratégica para garantir a infraestrutura necessária para o funcionamento dos parques eólicos e solares”, disse o secretário do desenvolvimento econômico da Bahia, Angelo Almeida.

Segundo ele, a estimativa é que o investimento privado seja de mais de R$ 3 bilhões para a implantação da linha de transmissão e que atenda principalmente a demanda da agroindústria das regiões. O projeto abrange 20 municípios baianos, além da construção de três novas subestações nas cidades de Campo Formoso, Barra e Correntina. 

Na estimativa da ISA Energia, devem ser criados mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos na operação e 4,8 mil diretos e indiretos durante a fase de construção da linha de transmissão. As obras estão previstas para ocorrer ao longo de 20 meses, contando com 17 canteiros de obras no estado, que serão mobilizados logo após a emissão da licença de Implementação, prevista para sair em abril deste ano.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025