O SIN - Sistema Interligado Nacional bateu um novo recorde de demanda instantânea de carga. No dia 22 de janeiro foi alcançada a marca de 102.924 MW, a maior potência necessária para atender à demanda em um determinado momento já registrada. O ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico identificou o patamar às 14h31. O recorde anterior, de 102.478 MW, havia sido estabelecido em 15 de março de 2024.

No mesmo dia 22 de janeiro, foram registrados recordes de carga média diária no SIN e no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, alcançando 92.985 MWmed e 54.021 MWmed, respectivamente. Segundo o Ministério de Minas e Energia, esse aumento foi diretamente influenciado pelas condições meteorológicas, com destaque para as altas temperaturas registradas nos últimos dias na região Sudeste, que intensificaram a demanda por energia.

“Temos adotado diversas medidas para garantir a segurança energética do país. Constantemente divulgamos novos recordes, na geração de energias renováveis, como a solar, eólica e biomassa. Nossas hidrelétricas também têm se renovado graças aos trabalhos de prevenção e com as últimas grandes chuvas”, disse em comunicado o ministro de MME, Alexandre Silveira.



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025