A Norte Energia concluiu o ciclo de manutenção das turbinas da usina hidrelétrica de Belo Monte, no sudoeste do Pará, que atende 10% da demanda do país. As atividades, finalizadas em dezembro de 2024, visam assegurar a disponibilidade para 2025 das 24 unidades geradoras do complexo, sendo 18 de Belo Monte e seis de Pimental, que juntas têm capacidade de geração de 11.233 MW.
Ao longo do ano, todas as unidades geradoras são submetidas ao programa de manutenção preventiva. Mas, por meio de critérios de engenharia, algumas são selecionadas para manutenção de grande porte, com inspeção detalhada, o que ocorreu, em 2024, em quatro turbinas de Belo Monte e em duas de Pimental, com duração de 145 dias úteis, envolvendo 100 profissionais que dedicaram 120 mil homem-hora na execução das manutenções.
O início de cada ciclo de manutenção começa no período que antecede a cheia do rio Xingu, quando há maior capacidade de produção de energia, demandando mais de cada turbina. As atividades envolvem inspeções detalhadas, substituição de componentes, ajustes mecânicos, ensaios elétricos e modernização de sistemas. Para 2025, a Norte Energia já está mobilizando recursos para o atendimento do planejamento da manutenção estabelecido para o ano.
“Com as mudanças no modo de operação das hidrelétricas, que passaram a ser tratadas como baterias do SIN (Sistema Interligado Nacional) para garantir a segurança energética, especialmente nos períodos em que usinas eólicas reduzem sua geração e fotovoltaicas param de gerar, foi planejado e executado um programa robusto de manutenção preditiva e preventiva, garantindo a confiabilidade que o sistema requer”, disse o superintendente de manutenção da Norte Energia, Wagner Lellis.
Com a onda de calor recorde no Brasil em 2024, Belo Monte contribuiu nos momentos de pico de consumo nacional e chegou a atender, sozinha, 12% da energia elétrica necessária.
Mais Notícias EM
A produção de janeiro a março equivale ao consumo de 40 milhões de residências.
17/04/2025
Aberto para pré-inscrições, curso online é gratuito e visa dar fundamentos da tecnologia.
21/04/2025
Com apoio do Tecpar, desenvolvimento visa criar equipamento nacional que avalia a eficiência e degradação de módulos solares.
17/04/2025