A Aneel aprovou a revisão dos projetos básicos de quatro pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) localizadas nos estados do Mato Grosso, Paraná e em Goiás. Em despacho no dia 15 de janeiro no Diário Oficial da União, foram referendadas as usinas PCH Entre Rios (MT), PCH Caratuva (PR), PCH Tucano M1(GO) e PCH Eng. Érico Bitencourt de Freitas (GO).

A otimização dos projetos permitirá a participação das usinas no leilão de energia nova A-5, previsto para julho deste ano. O total de potência instalada dos empreendimentos é 84,5 MW. Segundo informa a agência, as mudanças nos projetos visam aprimorar o uso do potencial hidroenergético dos empreendimentos, adaptando-os às condições ambientais, hidrológicas e regulatórias atuais, sem comprometer a geração de energia sustentável.

Na PCH Entre Rios, por exemplo, o projeto visa o aproveitamento hidrelétrico identificado no estudo de Inventário do Rio das Mortes e seus afluentes, com 22,5 MW de potência instalada. Foram feitas atualizações hidrológicas que ajustaram a queda bruta e vazões disponíveis e aumento para previsão de retiradas de água para outros usos de demais atividades econômicas.

Já na PCH Caratuva, localizada no rio Ribeira, no Paraná, a potência da usina foi revisada para 8 MW, com alterações no reservatório e ajustes no nível de montante e jusante, em razão da criação da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre, destinada à conservação do macaco Brachyteles Arachnoides (Muriqui-do-sul). Na Tucano M1, no rio Verde, em Goiás, a usina teve potência reduzida de 27 MW para 24 MW, com modificações nas estruturas e elevação do nível de jusante. Essas mudanças foram necessárias para compatibilizar a usina com a sua declaração de reserva de disponibilidade hídrica (DRDH).



Mais Notícias EM



Aneel aprova plano de cortes para usinas Tipo III

Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN

24/11/2025


Cortes em eólicas e solares sobem 21% em outubro

Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.

24/11/2025


EDP inaugura centro de predição para operação hídrica

Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.

24/11/2025