A distribuidora mineira Cemig está instalando defensas em seus postes para reduzir os impactos de eventuais colisões de veículos. A primeira fase do projeto envolve 65 dispositivos, que serão adaptados em suas sete regionais. O sistema envolve o poste, servindo de sinalização e proteção.
Segundo a Cemig, a ação faz parte de um projeto piloto da empresa que vai instalar estes dispositivos nos postes da rede de distribuição da empresa em áreas com altos índices de abalroamentos. Inicialmente, a empresa está investindo R$ 50 mil. Ainda de acordo com o comunicado, a meta é proporcionar mais segurança para a população, reduzir os danos aos postes e, consequentemente, eliminar as interrupções de energia aos clientes quando há ocorrência de trânsito com quebra do poste.
Só no último ano, a Cemig registrou cerca de 3.500 ocorrências de abalroamentos em postes em toda a sua área de concessão, o que teria prejudicado mais de 1,3 milhão de consumidores. Entre janeiro e agosto de 2024, foram mais de 2.400 episódios de batidas em postes, levando a interrupção de energia para mais 1 milhão de clientes, aproximadamente.
De acordo com o supervisor de relacionamento com clientes da Cemig, Alexandre Ribeiro, os equipamentos adquiridos foram enviados para as regionais, cujas equipes vão avaliar as melhores localizações para colocação das peças, de acordo com os índices de acidentes registrados em cada localidade.
“As defensas propiciam uma melhor visualização dos postes pelos motoristas devido à sinalização em faixas reflexivas, mitigando os abalroamentos e, consequentemente, a quebra e eventual substituição dos postes pelas equipes de manutenção. Assim, esperamos diminuir as trocas das estruturas danificadas e o tempo de duração de energia interrompida”, disse Ribeiro.
Mais Notícias EM
Medida permite reduzir geração de usinas Tipo III em baixa carga para preservar segurança do SIN
24/11/2025
Perdas acumuladas chegaram a 40,7 milhões de MWh, com avanço das restrições ENE.
24/11/2025
Estrutura usa IA e dados em tempo real para apoiar operação de três hidrelétricas.
24/11/2025