A distribuidora mineira Cemig está instalando defensas em seus postes para reduzir os impactos de eventuais colisões de veículos. A primeira fase do projeto envolve 65 dispositivos, que serão adaptados em suas sete regionais. O sistema envolve o poste, servindo de sinalização e proteção.

Segundo a Cemig, a ação faz parte de um projeto piloto da empresa que vai instalar estes dispositivos nos postes da rede de distribuição da empresa em áreas com altos índices de abalroamentos. Inicialmente, a empresa está investindo R$ 50 mil. Ainda de acordo com o comunicado, a meta é proporcionar mais segurança para a população, reduzir os danos aos postes e, consequentemente, eliminar as interrupções de energia aos clientes quando há ocorrência de trânsito com quebra do poste.

Só no último ano, a Cemig registrou cerca de 3.500 ocorrências de abalroamentos em postes em toda a sua área de concessão, o que teria prejudicado mais de 1,3 milhão de consumidores. Entre janeiro e agosto de 2024, foram mais de 2.400 episódios de batidas em postes, levando a interrupção de energia para mais 1 milhão de clientes, aproximadamente.

De acordo com o supervisor de relacionamento com clientes da Cemig, Alexandre Ribeiro, os equipamentos adquiridos foram enviados para as regionais, cujas equipes vão avaliar as melhores localizações para colocação das peças, de acordo com os índices de acidentes registrados em cada localidade.

“As defensas propiciam uma melhor visualização dos postes pelos motoristas devido à sinalização em faixas reflexivas, mitigando os abalroamentos e, consequentemente, a quebra e eventual substituição dos postes pelas equipes de manutenção. Assim, esperamos diminuir as trocas das estruturas danificadas e o tempo de duração de energia interrompida”, disse Ribeiro.



Mais Notícias EM



Nova norma eleva o padrão de segurança contra arcos elétricos no Brasil

NBR 17227 define critérios para gerenciamento dos riscos, com foco no cálculo da energia incidente, sinalização de perigos e uso adequado de EPIs.

08/06/2025


MME publica cronograma de leilões de transmissão até 2027

Programação inclui certames nos meses de abril e outubro dos próximos anos.

08/06/2025


Isa moderniza infraestrutura de transmissão em SP

Companhia investiu R$ 306 milhões no primeiro trimestre, 26% a mais do que em mesmo período de 2024.

08/06/2025