O grupo Nexans, especializado na fabricação de cabos, sistemas e serviços para os setores de energia e industriais, está promovendo, por meio de projeto com a ONG Litro de Luz, um curso de capacitação no manuseio e instalação de energia fotovoltaica para moradores de comunidade quilombola em Magé, no Rio de Janeiro.

Segundo comunicado da Nexans, a iniciativa vai beneficiar agora mais de dez moradores da comunidade quilombola Bongabá. Serão dois meses de aulas aos fins de semana, com conteúdo focado nos equipamentos e aspectos técnicos. Estão previstos também encontros sobre desenvolvimento humano, mercado de trabalho e algumas certificações necessárias para atuar na área, como a NR-10, para segurança em instalações e serviços em eletricidade.

Ao término das aulas, os alunos farão a instalação das placas fotovoltaicas na Associação de Moradores da Bongabá. Selecionada para ser uma das organizações apadrinhadas pela Fondation Nexans, braço de ação social do grupo, a Litro de Luz implantou em 2023 na comunidade um novo sistema de iluminação por meio da instalação de um gerador solar fotovoltaico e de postes de luz, que beneficiou 460 pessoas.

Criada há 10 anos, a Fondation Nexans apoia financeiramente iniciativas não governamentais que levam energia elétrica e luz para áreas mais precárias e projetos de ensino e treinamento das populações locais nos campos de energia e meio ambiente. A fundação já apoiou 158 projetos de 67 ONGs, em 38 países, levando energia elétrica para mais de 2 milhões de pessoas.



Mais Notícias FOTOVOLT



Contratos de módulos para UFVs centralizadas caem 24%

Apuração da consultoria Greener, referente a 2023, sinaliza para ritmo menor de implantação de usinas solares centralizadas em 2025 e 2026.

17/05/2024


Governo publica portaria para disciplinar produção local de BESS

Fabricantes precisam atender etapas produtivas e garantir pontuação para atestar industrialização local.

17/05/2024


Kinsol vai implantar mil eletropostos até 2025

Pontos de recarga serão ultrarrápidos e serão instalados na capital e na região metropolitana de São Paulo.

17/05/2024