O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou esta semana no evento CERAWeek by S&P Global, em Houston, em Houston, Estados Unidos, onde destacou a liderança do Brasil para acelerar transição energética no Sul Global e que a energia será o ponto de convergência entre os países dessa região. E no painel “Energia da América Latina: Escolhas e novos rumos”, anunciou que pretende incluir baterias no leilão de reserva de capacidade, previsto para acontecer ainda este ano. Segundo ele, a medida está sendo estudada pelos técnicos do Ministério de Minas e Energia

Já no Fórum da América Latina no evento, Silveira disse que reduzir as emissões de gases de efeito estufa na geração de energia é um compromisso urgente e inevitável, e que o Brasil tem feito a sua parte, além de incentivar a ampliação da integração entre os países da América do Sul, principalmente no combate à pobreza energética.

“Vamos avançar rumo a esse novo modelo econômico que monetize e priorize os países que já desenvolveram as suas matrizes energéticas mais limpas. Temos que criar mecanismos efetivos de valorar os produtos verdes e olhar a transição energética para além da salvaguarda e sustentabilidade do planeta, mas como um fator de desenvolvimento econômico e social, combatendo as desigualdades”, afirmou o ministro.

Silveira destacou que a América do Sul já se encontra em posição de vanguarda para a transição energética, com vocação natural para energias limpas, com riquezas de recursos energéticos e minerais capazes de impulsionar importantes mercados globais. Segundo ele, é preciso criar modelos regulatórios sólidos, que atendam às necessidades de cada país da região, para ampliar ainda mais as oportunidades para o desenvolvimento desse novo mercado.



Mais Notícias FOTOVOLT



GreenYellow e Enerzee miram telhados solares em comércio e indústria

Ideia é encontrar novos modelos de geração descentralizada, com meta de 30 MWp até o fim do ano.

02/05/2024


Preço médio da energia solar cai 5% no primeiro trimestre

Acompanhamento da Solfácil aponta valor médio como o menor já registrado, de R$ 2,76/Wp.

02/05/2024