A Atlas Renewable Energy e a Dow assinaram um contrato de fornecimento energia elétrica de fonte solar de grande escala no Brasil. O acordo prevê a construção da usina solar fotovoltaica Jacarandá em Juazeiro, Bahia, que a partir do primeiro semestre de 2021 vai fornecer mais de 440 GWh por ano à fábrica da Dow em Aratu, também na Bahia. O contrato é de 15 anos.

A usina terá capacidade de 187 MWp instalados em mais de 450 mil módulos. O contrato para fornecimento de energia renovável contribui para as metas de sustentabilidade da Dow, que tem compromisso de atender 750 MW de sua demanda de energia via fontes renováveis até 2025. Atualmente, a empresa é uma das 25 maiores corporações globais em uso de energia renovável (ranking da BNEF), com contratos para energia eólica, solar, hidrelétrica, biomassa e gases provenientes de aterros sanitários.

A usina solar Jacarandá será projetada, construída e operada pela Atlas Renewable Energy, que já construiu três usinas no Estado da Bahia (São Pedro, 67 MW; Sertão Solar Barreiras, 117 MW; e Engenheiro Manoel de Andrade, 167MW) e uma no Ceará (Sol do Futuro, 81 MW). Jacarandá será conectada por meio da subestação da usina solar Engenheiro Manoel de Andrade. Trata-se de uma subestação com comando e controle digitais (o que se chama de “subestação digital”), inovação que, segundo nota da empresa à imprensa, foi introduzida pela Atlas Renewable Energy na indústria solar brasileira em 2019. O projeto Jacarandá usará módulos bifaciais, que absorvem radiação nas faces dianteira e traseira e aumentam a eficiência de geração.

A Atlas Renewable Energy firmou compromisso com o Estado da Bahia para fornecer treinamento e emprego para a população do entorno da nova usina, incluindo um programa de igualdade de gênero para capacitação de força de trabalho feminina local. A empresa diz que espera contratar de três a quatro vezes mais mulheres do que a quantidade normalmente contratada em projetos solares no Brasil. A construção da usina Jacarandá deve empregar 1200 trabalhadores, pelo menos 70% deles contratados localmente.

A Atlas Renewable Energy desenvolve, constrói e opera projetos de energia renovável com contratos de energia de longo prazo em toda a América Latina. O portfólio atual da empresa é de 2 GW de projetos contratados em fases de desenvolvimento, construção ou operação, e pretende expandir em mais 4 GW nos próximos anos.



Mais Notícias FOTOVOLT



GreenYellow e Enerzee miram telhados solares em comércio e indústria

Ideia é encontrar novos modelos de geração descentralizada, com meta de 30 MWp até o fim do ano.

02/05/2024


Preço médio da energia solar cai 5% no primeiro trimestre

Acompanhamento da Solfácil aponta valor médio como o menor já registrado, de R$ 2,76/Wp.

02/05/2024