A SMA Solar Technology, fabricante de inversores solares, registrou queda de 4% nas vendas em 2021, segundo balanço recém-publicado. A empresa fechou o ano passado com resultado global de 983,7 milhões de euros, contra 1,02 bilhão em 2020. Na avaliação do grupo, a queda nas vendas pode ser atribuída aos efeitos da pandemia e aos problemas de desabastecimento de chips eletrônicos durante o ano.

Com total de 13,6 GW de potência comercializada em inversores em 2021, contra 14,4 GW do ano anterior, a SMA ressaltou em comunicado sobre seus resultados que os fornecedores internacionais de chips não conseguiram atender à demanda global maior que veio com a recuperação econômica depois do período crítico da pandemia. As consequências foram mais sentidas na unidade SMA Business Solutions, de clientes corporativos. Por outro lado, as vendas das unidades de negócios de soluções residenciais (Home Solutions) e de projetos de larga escala (Large Scale & Project Solutions) permaneceram no mesmo nível do ano anterior.

O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) caiu para 8,7 milhões de euros (margem de 0,9%) em 2021, contra 71,5 milhões de euros em 2020 (margem de 7%). Segundo a SMA, essa queda nos lucros foi afetada por um único evento, que causou um impacto na “faixa de dezenas de milhões de euros”, com a saída da SMA de um contrato oneroso de longo prazo para serviços de operação e manutenção (O&M) em usinas fotovoltaicas .

O lucro líquido em 2021 foi de 23 milhões de euros, contra 28,1 milhões de euros em 2020). O lucro por ação caiu para € 0,66 (2020: € 0,81). Com 221,7 milhões de euros, o caixa líquido permaneceu quase no mesmo nível do final do ano anterior (31 de dezembro de 2020: 226,0 milhões de euros). O índice de patrimônio caiu ligeiramente para 39% no final do ano de referência (31 de dezembro de 2021: 41,8%). Além disso, a SMA tem uma linha de crédito de 100 milhões de euros de bancos nacionais.

Para 2022, o conselho administrativo do grupo prevê um aumento nas vendas entre 900 milhões e 1,050 bilhão de euros e EBITDA entre 10 milhões e 60 milhões de euros. No primeiro trimestre de 2022, as vendas devem ficar entre 210 milhões e 220 milhões de euros, contra 240,4 milhões de euros do mesmo período de 2021 e EBITDA entre 12 milhões e 16 milhões de euros.



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