A Neoenergia recebeu recentemente o eletrocentro e o transformador que serão instalados na subestação Luzia, da usina solar fotovoltaica do mesmo nome localizada no estado da Paraíba. O empreendimento representa a estreia da companhia na geração fotovoltaica centralizada no País.

O eletrocentro, sala elétrica de 36 kV pré-montada e pré-testada, contendo centros de distribuição de carga, quadros elétricos, climatização, controle e automação integrados, foi fabricado pela Siemens e conta com painéis isolados a gás. Já o transformador de força de 138/34,5 kV, 135 MVA, cuja função é adequar a tensão da energia gerada para o Sistema Interligado Nacional (SIN), é de fabricação WEG.

O ponto de conexão da usina ao SIN é a subestação Santa Luzia II, também construída e operada pela Neoenergia, e que foi adquirida pela companhia no lote 6 do leilão de transmissão realizado pela Aneel em dezembro de 2017. A subestação já havia sido entregue no segundo semestre do ano passado, com 16 meses de antecipação em relação ao prazo contratual do órgão regulador, e permitiu o início da operação comercial de outro projeto da companhia, o Complexo Eólico Neoenergia Chafariz, que quase dobrou a capacidade instalada da empresa em fonte eólica, atingindo 1 GW.

Na usina solar, cuja potência total será de 149,3 MWp, toda a energia gerada vai ser destinada ao Ambiente de Contratação Livre, no qual já está 100% vendida até 2026. A Neoenergia recebeu, também este mês, os primeiros módulos solares para a usina, que são importados. Ao todo serão 228.780 módulos bifaciais instalados em trackers.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024