A Ecori Energia Solar, distribuidora de equipamentos solares de São José do Rio Preto (SP), assinou um memorando de entendimento (MOU) no dia 8 de março com a Huawei e seu braço comercial no Brasil, a HDT Energy, para passar a distribuir toda a linha de inversores, otimizadores de potência e de baterias de uso residencial do fabricante chinês.

A parceria permitirá à Ecori ampliar sua área de atuação principalmente para os mercados comercial e industrial, fornecendo kits completos para micro e miniusinas de até 1 MW, e também fará sua distribuição, a partir principalmente de 2023, envolvendo o fornecimento de sistemas híbridos solares com baterias de armazenamento para o segmento residencial.

Até o novo contrato com a Huawei, a Ecori atuava com foco no fornecimento de kits para projetos no segmento residencial ou em usinas em comércios de menor porte, até 20 kWp. A empresa agrega aos kits os otimizadores de potência SolarEdge, com tecnologia de Eletrônica de Potência a Nível de Módulo (MLPE, na sigla em inglês). Esse sistema, que funciona integrado a microinversores, permite a operação individualizada dos módulos, o que aumenta a eficiência e a segurança operacional das usinas.

Com o portfólio da Huawei, a Ecori passa a ter disponível toda a linha de inversores tipo string da chinesa, o que permitirá sua entrada mais forte nos segmentos comercial e industrial, de usinas de maior porte. Na nova estratégia com a Huawei, os sistemas com MLPE, segundo afirmou durante evento para assinatura do MOU em São Paulo o presidente da Ecori, Leandro Martins, serão um opcional para os clientes, quando houver interesse por um investimento maior que permita maior eficiência de geração (5% a 15%), ou quando o consumidor optar por uma ampliação de uma usina já instalada. Nesses casos, aliás, a empresa deverá optar pelos otimizadores de potência da própria Huawei, com custo mais competitivo, disse ele.

Além dos inversores e otimizadores nos kits, a Ecori também distribuirá para integradores de todo o País sistemas de armazenamento de energia de string inteligente, que pode melhorar o rendimento de energia em 30% e o poder de armazenamento em até 15%. Os inversores Huawei suportam também proteção inteligente de arco AFCI e desligam automaticamente em 0,5 segundo, para garantir mais segurança aos sistemas.



Mais Notícias FOTOVOLT



GreenYellow e Enerzee miram telhados solares em comércio e indústria

Ideia é encontrar novos modelos de geração descentralizada, com meta de 30 MWp até o fim do ano.

02/05/2024


Preço médio da energia solar cai 5% no primeiro trimestre

Acompanhamento da Solfácil aponta valor médio como o menor já registrado, de R$ 2,76/Wp.

02/05/2024