O BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais assinou no dia 10 de novembro uma extensão de contrato para obter mais 20 milhões de euros (cerca de 127 milhões de reais) em crédito com o Banco Europeu de Investimento. O valor do aditivo de um contrato original de 100 milhões de euros assinado em 2019 será empregado para financiar projetos de energia renovável e de eficiência energética em Minas Gerais.

Os recursos adicionais vão compor linhas de crédito do banco mineiro voltadas para micro, pequenas e médias empresas. O prazo de pagamento pode chegar a 13 anos, dependendo da natureza da operação e do tipo de negócio, com até dois anos de carência.

A operação financeira original, assinada em outubro de 2019, tinha sido a maior com origem de recursos internacionais feita pelo BDMG. Inicialmente restrita a iniciativas de energias renováveis e de eficiência energética, o contrato teve destinação flexibilizada em novembro de 2020, em função do cenário emergencial deflagrado pela pandemia. Na ocasião, 30% do total  passou a atender demandas diversas por crédito de micro, pequenas e médias empresas impactadas pela crise sanitária.

Por volta de 60% do contrato original de 100 milhões de euros já foram desembolsados, sendo que a expectativa é de os 40% restantes serem empenhados até o primeiro trimestre de 2022. Entre as iniciativas já financiadas, estão 15 projetos de geração de energia solar fotovoltaica (na foto, usina em Careaçu, MG), três centrais geradoras hidrelétricas e um projeto de iluminação pública eficiente no estado de Minas Gerais. Juntos, estes projetos já contribuíram para a geração de mais de 130 GWh de energia por ano.



Mais Notícias FOTOVOLT



GreenYellow e Enerzee miram telhados solares em comércio e indústria

Ideia é encontrar novos modelos de geração descentralizada, com meta de 30 MWp até o fim do ano.

02/05/2024


Preço médio da energia solar cai 5% no primeiro trimestre

Acompanhamento da Solfácil aponta valor médio como o menor já registrado, de R$ 2,76/Wp.

02/05/2024