Depois de ter percorrido mais de 200 mil quilômetros por todo o país, em mais de 400 cidades, em oito anos de existência, o cinema itinerante alimentado por energia solar, batizado de Cinesolar, voltou às suas atividades em agosto, após uma pausa provocada pela pandemia. O retorno, motivado pelo avanço da vacinação e a reabertura de equipamentos culturas e educacionais, se deu na cidade de Miracatu, no região do Vale do Ribeira, em São Paulo.

O Cinesolar foi criado em 2013 pela Brazucah Produções, a partir de projeto semelhante que já existia na Holanda. Os dois furgões Sprinter, da Mercedes-Benz, equipados com os módulos solares fotovoltaicos e inversor permitem até 20 horas de atividades ininterruptas, com  projeção de filmes em paredes e telas de condomínios habitacionais em regiões periféricas das cidades contempladas com a visita.

Segundo cálculos dos organizadores, já foram economizados, com a projeção dos filmes a partir de energia solar fotovoltaica, cerca de 2,3 MW das redes elétricas das cidades.  Considerado o primeiro projeto do gênero no País,  o Cinesolar já beneficiou por volta de 200 mil pessoas com as sessões de cinema.

Além disso, o projeto cultural também contempla produção própria. Uma websérie batizada de  “Cinesolar – Caminhos da Sustentabilidade”, composta por 10 episódios  e 100% produzida e editada por meio de energia solar, pode ser conferida pelo canal www.youtube.com.br/cinesolarbrasil. Em outubro deste ano, haverá também a “1ª Mostra On-line Cinesolar: A brincadeira tá on”, com transmissão pelo YouTube do projeto, e que envolverá 56 curtas-metragens e videoclipes produzidos por coletivos independentes que atuam nas periferias do Brasil.



Mais Notícias FOTOVOLT



Petrobras vai implantar usinas solares em refinarias de petróleo

Com potência total instalada de 48 MW, UFVs serão instaladas na Regap, Rnest e Replan.

25/04/2024


White Martins vai produzir hidrogênio verde em Jacareí

A planta de 5 MW vai ter ainda gasoduto para fornecimento do produto à Cebrace.

25/04/2024


EUA disponibilizam US$ 7 bi para solar em comunidades carentes

Projeto Solar For All deve beneficiar 1 milhão de residências e faz parte da Lei de Redução da Inflação.

25/04/2024